Seminário `Desenvolvimento Economico Comunitario e Ecoturismo`acontecerá em Santo André-SP

A preocupação com a proteção e reabilitação das areas de mananciais na Grande Sao Paulo volta a ser tema de mais um encontro entre representantes da região e organizações internacionais. Amanhã,quarta-feira (26),as 14h, no auditório do Teatro Municipal

  
  

A preocupação com a proteção e reabilitação das areas de mananciais na Grande Sao Paulo volta a ser tema de mais um encontro entre representantes da região e organizações internacionais.

Amanhã,quarta-feira (26),as 14h, no auditório do Teatro Municipal de Santo André (praca IV Centenário, s/n - Centro), tem inicio o seminário Desenvolvimento Economico Comunitário e Ecoturismo, evento coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Ação Regional da Prefeitura de Santo Andre (SDAR), em parceria com a Cida - Agencia Canadense para o Desenvolvimento Internacional e o Centro de Assentamento Humanos da Universidade British Columbia, no Canadá.

O objetivo do seminario e identificar as iniciativas mais promissoras para a promocao de um desenvolvimento economico e ambiental, socialmente responsável, visando melhorar a proteção e reabilitação das areas de mananciais na Grande Sao Paulo, afetadas por assentamentos humanos.

Neste primeiro encontro, o secretario da SDAR, Jeroen Klink, o sub-prefeito de Paranapiacaba, Joao Ricardo, e representantes das prefeituras de Ribeirao Pires e Rio Grande da Serra irao expor sobre Desenvolvimento Sustentavel nas areas de Mananciais no ABC.

A segunda oficina, sobre conceitos e metodologia do programa, que acontece em 9 de abril, em Ribeirão Pires, contara com a presenca de tecnicos da Universidade British Columbia. Nos dias 12, 13 e 14 de maio, representantes do Canada e dos governos federal, estadual e municipais estarão participando de uma serie de atividades em Rio Grande da Serra.

GEPAM - Gerenciamento participativo de areas de mananciais

Santo André é um dos 39 municípios que compòem a Grande Sao Paulo. Cinquenta e cinco por cento de seu territorio (96,14 km2) esta localizado em areas destinadas a proteção de mananciais, areas verdes e parques naturais.

Em 1998, a prefeitura implantou o GEPAM para tornar o gerenciamento municipal da area de mananciais mais eficaz e participativo, respondendo as necessidades dos assentamentos informais dentro de uma perspectiva de proteção ambiental. O principal parceiro do projeto e o Centro de Estudos sobre Assentamentos Humanos da Universidade de British Columbia, do Canadá.

O projeto e financiado pela Cida e conta tambem com parceiros brasileiros, como as organizações Cidade e Democracia (ONG especializada em desenvolvimento urbano), Universidade de Sao Paulo (USP), Consórcio
Intermunicipal da regiao do grande ABC, Camara Regional do Grande ABC e Empresa de Planejamento do Estado de Sao Paulo(EMPLASA).

São parceiros canadenses o IRE (Instituto de Recursos e Meio Ambiente, UBC), Fraser Basin Council (Conselho das Bacias de Fraiser), Greater Vancouver Regional District - GVRD (Distrito Regional da Grande Vancouver), CityPlan da cidade de Vancouver, National Round Table on the Environment and the Economy - NRTEE (Mesa Redonda Nacional sobre Meio Ambiente e Economia)e Instituto de Resolucao de Disputa (IDR).

O Gerenciamento Participativo das Areas de Mananciais e uma abordagem que envolve todos os interessados no planejamento das areas de protecao de mananciais. Isso representa uma mudanca fundamental na forma de se planejar e gerenciar essas areas.

O projeto enfoca o envolvimento comunitario no processo de desenvolvimento, onde as pessoas possam atuar como `zeladores``do meio ambiente.

Mais informações: (11) 4433-0153

Fonte: Ass.Imprensa da Prefeitura de Santo Andre

  
  

Publicado por em