Seminário em Portugal mostra a Bahia para mais de 150 profissionais de turismo

Realizado na semana passada no EBT da EMBRATUR em Lisboa, encontro da Bahiatursa apresentou ferramenta eficiente e informativa sobre o estado; foco foi no agente de viagens Os mais de 150 profissionais de turismo portugueses que passaram pelo Escritó

  
  

Realizado na semana passada no EBT da EMBRATUR em Lisboa, encontro da Bahiatursa apresentou ferramenta eficiente e informativa sobre o estado; foco foi no agente de viagens

Os mais de 150 profissionais de turismo portugueses que passaram pelo Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) em Portugal, com sede em Lisboa, na última semana, saíram mais preparados para vender o destino Bahia.

Eles participaram, entre os dias 8 e 10, dos oito seminários de capacitação da Bahiatursa, órgão oficial de turismo do estado, realizado em parceira com o EBT. Por meio da EMBRATUR, o Ministério do Turismo mantém escritórios de promoção turística do Brasil no exterior com o objetivo de consolidar a imagem do País como destino competitivo no mercado internacional.

A Bahiatursa apresentou um cd-rom com informações detalhadas, não só de turismo, mas também da cultura e do povo baiano para os participantes, em sua maioria agentes de viagens.

“É uma ação que dá treinamento para quem atende o público final. Muito importante, ainda mais agora que está começando a alta temporada de verão no Brasil”, comenta Vera Sanches, executiva responsável pelo EBT, que antes de cada encontro apresentou a estrutura do escritório para promoção do Brasil.

“O objetivo é incrementar as vendas, dando subsídios para o agente saber o que a Bahia tem. É uma ferramenta interativa de venda e de marketing”, explica Tiago Machado, gerente de Relações Internacionais para Portugal e Estados Unidos da Bahiatursa.

Dividido por zonas turísticas, o cd-rom traz opções de filmes e de galeria de imagens. Basta clicar no mapa da Bahia para obter informações detalhadas de cada município, desde atrativos e motivações turísticas às distâncias e aos acessos aéreos e rodoviários.

Além de incrementar as vendas, o cd contribui para diversificar a oferta, despertando interesse por destinos ainda pouco conhecidos.

“Essa ação vem reforçar e aguçar a curiosidade. Eles se confrontam com destinos diferentes, como a Chapada Diamantina e a Costa do Cacau”, conta Machado.Cada participante recebeu um cd ao final dos encontros.

Quem participou do treinamento aprovou a nova ferramenta: “O material traz muitos detalhes sobre destinos que já vendemos, como a Costa dos Descobrimentos, e apresenta outras localidades que podemos vir a trabalhar”, avalia Miguel Chainho, da Terra Brasil, que comercializa exclusivamente destinos brasileiros. Com 48 agências espalhadas por Portugal, a Terra Brasil tem Porto Seguro (BA) como a cidade mais procurada por seus clientes que visitam a Bahia.

O número de desembarques internacionais no estado, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), cresceu 130% de janeiro a setembro deste ano, comparado ao mesmo período de 2003. Apenas a TAP - que participou do seminário por meio da TAP Plus,braço de agências de viagens da empresa, tem um vôo diário para Salvador (BA).

A companhia opera 38 vôos semanais para o Brasil, abrangendo ainda as cidades de Fortaleza, Recife, Natal, São Paulo e Rio de Janeiro.

Foram três dias de seminários, reunindo profissionais de sete empresas: Top Atlântico e Mundo Vip, do Grupo Espírito Santo; Air Luxor; Tap Plus; Abreu 1840; Terra Brasil; Varig, além de 15 jornalistas portugueses.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Embratur

  
  

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