Severino Cavalcanti e Renan Calheiros receberam comitiva da ABIH Nacional

No dia 5, comitiva da ABIH Nacional –Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, capitaneada pelo presidente da entidade, Eraldo Alves da Cruz, foi recebida, em Brasília pelo presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE). O objetivo do

  
  

No dia 5, comitiva da ABIH Nacional –Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, capitaneada pelo presidente da entidade, Eraldo Alves da Cruz, foi recebida, em Brasília pelo presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE).

O objetivo do encontro foi solicitar apoio na aprovação do Projeto de Lei nº 2430, de autoria do Deputado Carlos Eduardo Cadoca (PMDB-PE), para o fim da reciprocidade da exigência de vistos para os turistas norte –americanos que visitam o país. O diretor de Relações Institucionais da ABIH, Pedro Fortes, do Rio de Janeiro, entregou ao Deputado Severino um estudo de sua autoria, para mostrar quanto o Brasil perde com essa reciprocidade.

O presidente da Câmara, após ouvir as argumentações das lideranças do setor hoteleiro, prometeu que haverá agilidade na tramitação do projeto de lei que facilita a entrada de turistas americanos no Brasil, através da retirada da exigência de vistos para os americanos.

“Esses entraves existiram até hoje. Daqui para frente não haverá mais”, afirmou o presidente da Câmara, que se ofereceu para ir junto com a ABIH e o trade ao Itamaraty pedir essa mudança.

Segundo o presidente da ABIH Nacional, a aprovação do projeto, com o fim da exigência dos vistos, poderá representar um acréscimo imediato de 400 milhões de dólares para o país.

De acordo com o estudo apresentado por Pedro Fortes, o terrorismo leva os Estados Unidos a restringirem a entrada dos visitantes, mas o Brasil precisa das divisas e dos empregos gerados pelo setor.

O estudo revela que com exceção da Venezuela, Suriname e Brasil, nenhum outro país da América do Sul cobra o visto dos americanos.

Eraldo afirmou que a audiência, marcada pela ABIH Nacional através do Deputado B.SÁ do PPS, Piauí superou suas expectativas. Para participar do encontro, enfatizando que se trata de uma reivindicação de todo o trade, a ABIH convidou a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBC&VB), e a Federação Nacional de Hotéis, restaurantes, Bares e Similares, para a audiência.

Também participaram pela ABIH , o hoteleiro Régis Medeiros,vice-diretor administrativo da ABIH e presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau; Álvaro Bezerra de Mello , presidente da Rede Othon de Hotéis e diretor de Relações Internacionais da ABIH Nacional. ;Luciano Carneiro, diretor da ABIH Nacional para Região Centro Oeste e Secretário de Turismo do Município de Goiânia.; Tomaz Ikeda, presidente da ABIH-DF e vice-diretor financeiro da Nacional e Nan de Souza, presidente da ABIH-Maranhão e Secretário de Desenvolvimento do Estado do Maranhão.

Fonte: Eny Amazonas

  
  

Publicado por em