Site Pega Leve! é referência de conduta em ambientes naturais

Foi lançado oficialmente na noite do último dia 14, num coquetel que reuniu personalidades e profissionais das áreas de ecoturismo e meio ambiente, o site Pega Leve!, que tem como principal objetivo ensinar as pessoas a desfrutarem das belezas naturais ga

  
  

Foi lançado oficialmente na noite do último dia 14, num coquetel que reuniu personalidades e profissionais das áreas de ecoturismo e meio ambiente, o site Pega Leve!, que tem como principal objetivo ensinar as pessoas a desfrutarem das belezas naturais garantindo a sua conservação.

Milton apresentando o Pega Leve! aos convidados

Envolvendo o trabalho de profissionais como Milton Dines, Roney Perez dos Santos, Sonia Kinker e Bebel Barros, sua produção demandou 8 meses entre pesquisas e finalização do site. Com forte apoio da WWF Brasil, representada por Sérgio Salazar Salvati, e do CEU – Centro Excursionista Universitário, o Pega Leve! é um verdadeiro manual para todos aqueles que praticam atividades de lazer e recreação na natureza.

A equipe responsável pelo projeto

O conteúdo foi inspirado no folheto sobre Excursionismo Consciente elaborado por Roney no final dos anos 80, que acabou gerando os Princípios de Mínimo Impacto em Ambientes Naturais, também disponíveis no link Ecoturismo Responsável do EcoViagem. No Pega Leve, porém, além desses princípios, são apresentados os cuidados específicos que devem ser tomados durante as diferentes modalidades de aventura e em atividades nos principais biomas brasileiros.

Home page do Pega Leve!

Apesar de ser voltado a qualquer um que pratique, opere, ou conduza atividades na natureza, o site é especialmente direcionado aos visitantes, muitas vezes leigos e não acostumados a ambientes naturais. “Muitos investem em produtos, nas melhores práticas, mas esquecem daquele que é o ator principal da atividade: o ecoturista” – explicou Milton durante o evento.

As belas imagens enriquecem o site

Através do site, é possível aprender como agir e portar-se em locais completamente diferentes, de acordo com sua geografia e peculiaridades. E é aí que entra a relevância deste trabalho: mais do que dicas simples e práticas, o site transmite conteúdo de educação ambiental, mas de uma forma clara e objetiva, para leigos, o que ajuda a efetivar a conscientização almejada por seus produtores.

O Pega Leve! é ainda enriquecido por belíssimas imagens clicadas por Claudinei Dias da Silva, Frédéric Mertens, Reinaldo Minillo, Geuis Soares, Robert Hewett e pelos próprios Milton e Roney; ilustrando e dando vida ao site.

Para ter acesso a esse valioso trabalho, acesse www.pegaleve.org.br, e aprenda como aproveitar o máximo da natureza causando-lhe o mínimo impacto.

  
  

Publicado por em