Trilhas de um Brasil quase inexplorado

Programa de Regionalização do MTur premia projeto baiano, durante o 5º Salão do Turismo, que será realizado em São Paulo, entre 26 e 30 de maio

  
  

O Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo, premiará dez casos de Sucesso no 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. A Bahia venceu com o projeto Trekking no Vale do Pati. Os projetos foram analisados por uma comissão de especialistas que selecionou os casos que se destacaram ao aliar seus potenciais turísticos a iniciativas ecológicas, sociais, culturais e históricas.

Com paisagens exuberantes e trilhas que atraem turistas apaixonados por aventura do mundo inteiro, o Vale do Pati, em Andaraí, na Chapada Diamantina, foi eleito como o mais importante na categoria Roteiro Turístico Segmentado. O roteiro foi apresentado pela Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa) e é a primeira vez que o estado se classifica no programa.

Considerado um dos mais bonitos do país, o Trekking do Vale do Pati é uma caminhada de 76 quilômetros, feita em cinco dias, que começa no Vale do Capão, no município de Palmeiras, passando por Mucugê, até chegar a Andaraí. Durante o percurso, os turistas desfrutam de belas cachoeiras ainda pouco exploradas, visualizam espécies únicas de orquídeas e passam por campos altos, que proporcionam vistas de tirar o fôlego.

Além dos atrativos naturais, o roteiro também possibilita o convívio com os moradores locais, pois não existem pousadas no Vale, e as quatro noites do roteiro só podem ser passadas em casas de nativos, nas quais o viajante tem contato direto com a cultura local.

Programa de Regionalização no 5º Salão do Turismo

Como parte do Programa de Regionalização do MTur, o Troféu Roteiros do Brasil incentiva a estruturação dos destinos, qualificação de serviços turísticos, ampliação da permanência e o gasto médio dos turistas.

Os vencedores receberão o troféu durante uma solenidade de 27 de maio, no 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece em São Paulo (SP), de 26 a 30 deste mês. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apoia a premiação. Os casos também serão apresentados no Núcleo de Conhecimento do salão, em formato de palestras em 28 e 29 de maio.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em