Tropical das Cataratas viabiliza cartilha pedagógica do Ibama

Os professores da Escola Parque acabam de receber um importante produto gerado através da parceria entre o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e as concessionárias do Parque Nacional do Iguaçu. É o conjunto de

  
  

Os professores da Escola Parque acabam de receber um importante produto gerado através da parceria entre o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e as concessionárias do Parque Nacional do Iguaçu. É o conjunto de novas cartilhas pedagógicas, que tiveram a impressão custeada pelo Tropical das Cataratas.

As primeiras das 5 mil apostilas voltadas para capacitação ambiental já receberam elogios dos docentes pela sua forma didática.

No total, são dez módulos (recursos hídricos, recursos sólidos, unidades de conservação, turismo em áreas naturais, práticas pedagógicas, fundamentos em educação ambiental, legislação ambiental, atores sociais, fauna e flora).

“É um material com grande qualidade de apresentação, conteúdo e impressão. Cada capítulo foi produzido por um especialista da área. Ele será referência no Ibama e servirá de modelo em todo Brasil”, afirma o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, frisando que o resultado só foi alcançado graças ao apoio do Tropical das Cataratas e de outras empresas.

Além da parceria do hotel, as cartilhas tiveram patrocínio do Instituto Vivo (que custeou a produção editorial). Também receberam apoio das concessionárias do parque (Cataratas do Iguaçu S.A., Macuco Safári, Cânion Iguaçu, Helisul Táxi Aéreo e Macuco EcoAventura), de prefeituras dos municípios vizinhos e do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu.

Mas este é apenas um dos aspectos do apoio dado pelo Tropical das Cataratas ao Ibama. Desde 2004, o hotel é parceiro na hora de recompor as energias de estudantes e docentes, que têm no cotidiano jornadas exaustivas na pela Escola Parque (eles fazem cursos, palestras, oficinas, gincanas, concursos, trilhas, conhecem os animais, árvores, plantas, rios e lagos).

“A equipe responsável pela gastronomia do hotel produz uma média mensal de 2,4 mil lanches a criançada e aos instrutores”, informa o gerente-geral do Tropical das Cataratas, José Acir Borges.

Só para ter uma idéia, em 2003 a escola atendeu 14 mil pessoas; no passado foram 24 mil pessoas dos 14 municípios vizinhos à unidade de conservação.

Fonte: Ass.Imprensa – Foz do Iguaçu/PR

  
  

Publicado por em

Eunice de Souza Batista

Eunice de Souza Batista

22/01/2009 01:32:43
como obter esta cartilha pedagogica? estamos implantando sala de leitura para a nossa comunidade em Maricá/RJ e, por isso, nossa interesse em adquiri este livros e apostilas. O projeto , além de incentiva à leitura, colocar como foco principal a educaçãoambiental e oportunizar às crianças, atavés das atividades de contação de histórias, reforço escolar, oficina de reciclagem, hortas uma vivência ludica e procurar encantá-los pela natureza através do prazer e da alegria. nossa campanha dedoação de livros resultou em + - 1.200 LIVROS (novos e/ou excelente estado, 2 estantes, uma geladeira, lmáquina de costrua, outra mmáquina de escrever, ufes de pet, pneus, garrafa pet, e demais objetos feitos de papel jornal, pet, papelão, etc. Muito grata pela atenção. Eunice de Suza Batista (vice-presidente da AMADOF MARICá/RJ