Turismo brasileiro abre suas portas em Nova York

No dia 9/9, o trade turístico americano viveu um dia brasileiro.A inauguração do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) reuniu inúmeros veículos de imprensa e mais de 70 profissionais do setor em Manhattan, centro de Nova York. O dia começou com um c

  
  

No dia 9/9, o trade turístico americano viveu um dia brasileiro.A inauguração do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) reuniu inúmeros veículos de imprensa e mais de 70 profissionais do setor em Manhattan, centro de Nova York.

O dia começou com um café da manhã no hotel The Grand Hyatt, quando Eduardo Sanovicz, presidente da Embratur(Instituto Brasileiro de Turismo), falou a jornalistas sobre a nova estratégia de divulgação do destino Brasil no exterior por meio de produtos turísticos e da diversidade cultural brasileira.

Também estavam no evento o CEO do escritório,
Alexandre Raulino, o diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da Embratur,Airton Pereira, o embaixador brasileiro Júlio César Gomes dos Santos, o diretor da Varig para os Estados Unidos, Antônio Bandeira, e o diretor-executivo do Rio Convention Bureau, Paulo Senise, entre outros.

Mais tarde, no coquetel de inauguração no escritório, os profissionais que trabalham com Brasil comemoravam.

`Sentimos que agora temos investimento sério do governo brasileiro no turismo para aumentar o fluxo dos americanos ao Brasil`, disse o português Liberal Lopes, que lidera um projeto para a criação de uma associação de operadores dos Estados Unidos que trabalham com o Brasil.

Lopes, que há 18 anos tem a operadora Skyline Travel nos Estados Unidos, vê no EBT um parceiro para discutir maneiras de aumentar o interesse do americano pelo Brasil.

`O Brasil tem boas opções e bom preço para este mercado. Precisamos aproveitar isso porque estamos diante de uma oportunidade única`, completou Lopes, que pôde encontrar na ocasião alguns dos cerca de 20
profissionais com os quais pretende fundar a associação.

Além de operadores brasileiros e estrangeiros, agências de viagens, companhias aéreas e executivos também estavam presentes no evento.

A partir de agora, o EBT vai promover destinos, produtos e serviços turísticos brasileiros nos Estados Unidos, dando ênfase a ações de relações públicas junto ao mercado de turismo do país: montando as estratégias de participação de feiras de turismo, realização de workshops e seminários de vendas, entre outras ações.

A infra-estrutura para quem trabalha com o Brasil foi um ponto positivo do escritório destacado por Tom Uchôa, presidente da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco S.A.): `Agora temos o suporte de um local para fazer reuniões e nos encontrarmos com o trade aqui nos Estados Unidos`. Ele comentou a importância da representação do turismo no exterior, ressaltando o setor do ponto de vista econômico.

`Vamos reativar um mercado que estava desaquecido e que traz divisas para nós.`

A escolha da cidade de Nova York para sediar o primeiro EBT nos Estados Unidos e América do Norte é estratégica, pois os americanos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, além de serem o primeiro em poder aquisitivo, com um gasto médio diário de US$ 106,56.

Aproximadamente 630 mil norte-americanos visitam o Brasil anualmente. Destes, cerca de 41% vêm a lazer, 30% a negócios e 26% vêm para visitar familiares e amigos. A primeira meta para o recém-inaugurado EBT é que um milhão de americanos venham ao Brasil até o ano de 2007.

Os Escritórios Brasileiros de Turismo são unidades de promoção do destino Brasil no mercado internacional Os executivos designados para coordenar cada um dos EBTs assumem a missão de consolidar a imagem do país como um destino turístico competitivo no exterior. Esta é uma das ações dentro da meta fixada pelo presidente Lula para o setor, ampliando para 9 milhões o ingresso de turistas por ano e captando US$ 8 bilhões em divisas.

Já estão em funcionamento EBTs em Lisboa (Portugal), Paris (França), Londres (Reino Unido), Frankfurt (Alemanha) e Milão(Itália). Até o final do ano estará funcionando um EBT em Madri (Espanha). Há também um EBT para a América Latina, com sede na Embratur, em Brasília.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

Publicado por em

Bruna Chaves de Avelar

Bruna Chaves de Avelar

10/09/2008 21:23:33
Na verdade gostaria de saber quais são as recordaçãoes dos turistas brasileiros na américa do Norte.
Se possivél resposta hoje!
Grata,
Bruna- 10/09/2008