Turismo é a estrada, e não o destino

O caminho é repleto de desafios: encostas íngremes, temperatura em queda e chuva no chão batido “temperam” o percurso. O cicloturismo está no prazer de vivenciar o trajeto, mesmo que isso represente uma prova de fogo para o preparo físico

  
  
Cicloturismo está no prazer de experimentar o percurso

O caminho é repleto de desafios: encostas íngremes, temperatura em queda e chuva no chão batido “temperam” o percurso. O cicloturismo está no prazer de vivenciar o trajeto, mesmo que isso represente uma prova de fogo para o preparo físico e a disposição emocional.

Santa Catarina é pioneira na formatação de roteiros dessa modalidade de turismo no Brasil. Pelo menos três circuitos estão estruturados no estado: Vale Europeu (Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó), Acolhida na Colônia (Santa Rosa de Lima e Anitápolis) e Costa Verde e Mar (interior e litoral de SC).

Segundo Walter Magalhães, diretor do Clube de Cicloturismo do Brasil, o cicloturista é, sobretudo, “um entusiasta do turismo independente, um exímio planejador e um fã das atividades físicas”. A bicicleta vira companheira de viagem e a filosofia do passeio está justamente em “viajar”, interagir com a paisagem e fazer um intercâmbio cultural nas comunidades por onde se passa.

Na Alemanha, os cicloturistas são mais de 21 milhões, movimentando nada menos que cinco bilhões de euros ao ano. No Brasil, o segmento começa a se organizar, estimulando as economias locais e despertando pequenas regiões turísticas para a força da modalidade. O gasto médio do viajante é estimado em R$ 50 ao dia.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Irineu l.s.santos

Irineu l.s.santos

17/10/2012 09:05:04
Quero mais detalhes e com quem posso entrar em contato, pois gosto muito dessas viagens.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, Para mais informações favor entrar em contato com o Ministério do Turismo. Atenciosamente, Equipe EcoViagem
Carijó

Carijó

04/06/2012 08:32:52
Acaba de ser inaugurado mais um roteiro de cicloturismo em SC. Fica na região norte do estado, abrange os municípios integrantes do Consórcio Quiriri e é denominado " Circuito das Araucárias de Cicloturismo". Ele foi criado e mapeado através de uma parceria firmada com o Clube de Cicloturismo do Brasil. O circuito percorre cerca de 250 Km principalmente por estradas de chão batido percorrendo as principais paisagens e comunidades rurais dos municípios de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Vale a pena conferir!