Turismo em Foz do Iguaçu tem o melhor semestre da história

A expectativa da direção da unidade de conservação é superar 1,5 milhão de turistas pelo lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu

  
  

O movimento de turistas em Foz do Iguaçu obteve o melhor desempenho da história no primeiro semestre de 2011. Nas Cataratas do Iguaçu, o número de visitantes aumentou 17,39% nos primeiros seis meses do ano, em relação ao mesmo período de 2010.

De janeiro a julho de 2011, passaram pelo lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu 668.706 visitantes. A expectativa
da direção da unidade de conservação é superar 1,5 milhão de turistas pelo lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu.

Na usina hidrelétrica de Itaipu, a visitação turística cresceu 16,96% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e julho de 2011, 194.901 pessoas visitaram os atrativos da maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia.

Estes números não computam as visitas institucionais, técnico-científicas e as recebidas pela margem paraguaia da usina.

No Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, o embarque e desembarque de passageiros chegou a 57,44%, o maior crescimento dentre os principais aeroportos brasileiros.

O terminal recebeu 808.150 passageiros neste primeiro semestre, contra 513.294 do acumulado entre janeiro e junho de 2010. A Infraero estima receber 1,8 milhão de embarques e desembarques no
aeroporto de Foz do Iguaçu até o final do ano.

Para as lideranças do “trade” turístico, os números do primeiro semestre confirmam que 2011 será mais um ano de quebra de recordes para o Destino Iguaçu.

“Os números mostram toda a vitalidade e o potencial do Destino Iguaçu. Ao que tudo indica, teremos mais um ano de resultados extremamente positivos”, afirma o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), Gilmar Piolla.

Para ele, este aumento está diretamente relacionado à entrada da operação de novas companhias aéreas no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

“Tínhamos uma demanda reprimida que agora se supre com o incremento da malha aérea, com a quantidade de voos que conseguimos conquistar para Foz do Iguaçu. Estamos na rota do desenvolvimento sustentável”, concluiu Piolla.

O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzales, compartilha a mesma análise. Para ele, o incremento dos voos e de linhas aéreas promovem um efeito cascata de divulgação do destino e o consequente aumento da demanda.

Em sua opinião, também estão associados a estes motivos o
marketing e a gestão integrada do turismo do Destino. “Há segmentos do mercado internacional que estão em crise na atualidade. Se não houvesse este quadro, certamente nossos números seriam ainda mais elevados”, analisou Gonzales.

O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, também está otimista sobre o resultado do primeiro semestre. “Estamos felizes porque a visitação vem aumentando mês a mês. É nosso melhor semestre e seguimos a tendência de recorde, já que estamos com 100 mil visitantes a mais que em 2010, um ano histórico no Parque”, avalia.

Personalidades

Entre os turistas que ajudaram a engrossar os números do turismo em Foz do Iguaçu estão personalidades como William Bonner e Fátima Bernandes, editores e apresentadores do Jornal Nacional, da Rede Globo.

O editor-chefe do JN ficou deslumbrado pelo Destino Iguaçu, roteiro que ele conheceu no último feriado. No dia 26 de junho, o editor-chefe do Jornal Nacional compartilhou o seguinte comentário com os mais de 1,6 milhão de eguidores que possui em sua página no Twitter (@realwbonner): “A visita a Foz do Iguaçu é algo que todo mundo deve ter nos planos. O que vi aqui em 2 dias e meio vai ficar guardado pra vida toda. Show”.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Itaipu

  
  

Publicado por em