Turismo receptivo no sul da Bahia prestigia a fauna e flora da Mata Atlântica

Uma fazenda ecológica surge como excelente opção de turismo receptivo no sul da Bahia e abre a oportunidade aos turistas brasileiros e estrangeiros de conferirem rica fauna e flora da Mata Atlântica, além de inúmeras atrações ecológicas. Fazenda Mãe

  
  

Uma fazenda ecológica surge como excelente opção de turismo receptivo no sul da Bahia e abre a oportunidade aos turistas brasileiros e estrangeiros de conferirem rica fauna e flora da Mata Atlântica, além de inúmeras atrações ecológicas.

Fazenda Mãe Tereza

Visitantes são recepcionados com música clássica e na gastronomia apreciam uma parrilhada, o churrasco típico uruguaio. Localizada às margens do Rio Camurugi, a 10 minutos de navegação do porto de Santa Cruz Cabrália e a 03 minutos por via terrestre, partindo do centro da cidade (2 Km de calçamento), a Fazenda Mãe Tereza é ecológica e totalmente voltada para o lazer.

A história da cidade de Santa Cruz Cabrália, localizada a 23 Km de Porto Seguro, iniciou-se no ano de 1500 com o descobrimento do Brasil, quando o navegador português Pedro Álvares Cabral, à procura de um porto seguro, ancorou suas naus num ilhéu de águas claras e calmas, hoje Ilhéu de Coroa Vermelha, dentro de uma baía larga e aconchegante, hoje Baía Cabrália.

Esses pontos geográficos fazem parte do acervo natural do Município como marco da grande descoberta. No Ilhéu de Coroa Vermelha, no dia 26 de abril de 1500, foi celebrada pelo frei Henrique Soares, de Coimbra, a primeira missa no Brasil. Das praias mais conhecidas destacamos a de Santo André, Arakakaí, Praia do Guaiú e Praia de Coroa Vermelha, local da 1ª Missa.

As praias :

- Ilhéu de Coroa Vermelha:

Localizado na Baía Cabrália, local onde Cabral desembarcou com sua armada, tomou posse da nova terra e ordenou a celebração da primeira missa no Brasil, a 07 Km do centro da sede da cidade.

-Praia de Santo André:

Localizada na APA Santo Antonio – povoado de Santo André é considerada, segundo pesquisas realizadas pela revista Veja, uma das 13 mais belas e exóticas
praias do Brasil. A natureza em sua volta é exuberante e, por estar à foz do Rio João de Tiba, a praia tem o privilégio de ser de água doce na vazante da maré e salgada na enchente. A mansidão de suas águas a torna ótima para velejar e passear de caiaque.

-Praia de Arakakaí:

Próxima ao centro da sede da cidade, suas ondas são ideais para os praticantes do surf, windsurf e outras modalidades esportivas do gênero. Essa praia forma piscina naturais com a maré baixa. Os surfistas aproveitam a época das luas cheia e nova, época em que as ondas que quebram atrás dos recifes ficam perfeitas para a prática desses esportes.

A praia se liga à Praia de Apuã e à foz do Rio João de Tiba, de onde partem as escunas para os passeios aos belíssimos arredores de Santa Cruz Cabrália, com vários recifes de corais e uma vegetação rasteira.

-Praia de Apuã:

Praia urbana onde passeios de escuna podem ser feitos. Nessa praia há hotel, pousadas, camping e restaurantes. A palavra Apuã tem origem na língua tupi, `a-puã`, e significa `o outeiro`.

-Praia de Coroa Vermelha:

Sua beleza foi descrita na carta de Pero Vaz de Caminha em 1500. Além dos atrativos históricos como a cruz, símbolo da Primeira Missa celebrada no Brasil, e a capela com a réplica de Nossa Senhora da Boa Esperança, trazida por Cabral na ocasião do Descobrimento, a praia tem águas tranqüilas e ao longo da orla pode-se saborear comidas típicas, frutos do mar e conhecer o bonito e exótico artesanato dos índios Pataxó.

-Praia do Guaiú:

Praia semideserta e de mar calmo. Localizada na APA Santo Antônio, nas proximidades do povoado de Guaiú, apresenta a riqueza do verde e dos coqueirais e a tranqüilidade e beleza do cenário, formado pela Foz do rio Guaiú, são um convite à liberdade.

-Fazenda Mãe Terra:

Localiza-se em meio a Mata Atlântica preservada em estado primário e secundário, povoada por uma infinidade de árvores nativas, como coqueiros verdes e amarelos e cajueiros e por um imenso manguezal de animais em extinção, preservado e cercado por dois rios, onde encontramos bichos preguiça e tamanduás.

Os turistas, além desse rio, também podem se banhar na Lagoa Negra, de águas minerais ferruginosas, que fazem bem para a pele e é super refrescante.

A Fazenda Mãe Tereza oferece inúmeras atividades para um dia completo de descanso e lazer, como um rio com banho de lama, passeios de caiaque, lagoa natural com tirolesa, redes de descanso, quadras de vôlei de areia, futsal, peteca, arvorismo e passeio a cavalo.

É possível fazer um passeio ecológico com trenzinho e guia nativo, acompanhado de curiosidades sobre as plantas do local.

No passeio, o turista aprende como funcionam armadilhas que eram utilizadas pelos índios para caçar animais, pássaros e muito mais. Os turistas têm à disposição passeios a cavalo, charrete e sauna finlandesa.

Diversos produtos naturais podem ser encontrados pela fazenda, como o dendê, típico da região, o abacaxi, o coco anão, a piaçava e a cana de açúcar. Pode-se tomar água de coco amarelo e verde diretamente dos coqueiros plantados em extensos coqueirais.

Como boas vindas da Fazenda Mãe Tereza, e após uma caminhada relaxante pela trilha ecológica, são servidas aos visitantes frutas típicas da região, como o abacaxi e o delicioso caju, proporcionando uma saudável relação com a natureza.

Localizado sob as árvores, o Restaurante Mãe Tereza, com lugar para 50 pessoas, é especializado em pratos grelhados e oferece o típico churrasco uruguaio, a parrillada, feito com carne tipo exportação, servida com o carinho e a hospitalidade da família Topolanski que, há 11 anos, comprou a Fazenda Mãe Tereza com uma grande parte da Mata Atlântica preservada.

A Fazenda Mãe Tereza oferece serviço de Guarda de lanchas, manutenção (pequenos reparos) em motores de popa e disponibilização das instalações da Fazenda para realização de eventos (religiosos, casamentos, aniversários, confraternizações, aniversários de bodas, encontros empresariais, encontros políticos e outros). É importante ressaltar que as reservas para realização de eventos devem ser solicitadas com antecedência mínima de trinta dias.

Fonte: Assimptur

  
  

Publicado por em