Turista ganha mais uma alternativa de roteiro turístico

Contemplar duas das maiores riquezas do Planalto Central: Brasília, capital do Brasil, primeira cidade moderna reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e a Chapada dos Veadeiros que contém as maiores áreas contínuas de cerrado, a sa

  
  

Contemplar duas das maiores riquezas do Planalto Central: Brasília, capital do Brasil, primeira cidade moderna reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e a Chapada dos Veadeiros que contém as maiores áreas contínuas de cerrado, a savana brasileira. É esta a identidade marcante do Roteiro `De Brasília à Chapada dos Veadeiros - Uma viagem pelo coração do Brasil`.

Da arquitetura monumental de Brasília às águas cristalinas que brotam na Chapada dos Veadeiros é impossível não se extasiar com esse roteiro, que começa a ser comercializado por operadoras de turismo de Brasília e da Chapada dos Veadeiros.

Após seis meses de pesquisas, catalogação e avaliação das diversas potencialidades histórico-culturais, ecológicas e rurais que contemplam o Projeto da Rede de Cooperação Técnica para Roterização - Região Centro-Oeste (Brasília à Chapada dos Veadeiros), a ação passou recentemente pela última etapa.

Uma equipe técnica formada por consultores do Sebrae, agentes do Ministério do Turismo (Embratur), e multiplicadores de Mato Grosso do Sul, e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realizou uma visita técnica para sua validação.

O roteiro turístico que vai desde a capital, Brasília, e cidades-satélites do Distrito Federal, como Brazlândia e Sobradinho, passando pelos municípios goianos de Planaltina (distrito de São Gabriel), Formosa, São João d`Aliança, Alto Paraíso (povoado de São Jorge), Teresina e Cavalcante, foi analisado e devidamente formatado para promover a inclusão social e a melhoria de vida das comunidades envolvidas, a partir do turismo sustentável.

`A nossa meta é, além de ampliar as alternativas de roteiros turísticos, até o fim de 2007, aumentar em 30%, a estadia do turista na região, na baixa temporada. A permanência prolongada do turista em uma localidade representa mais desenvolvimento`, explica Décio Tavares Coutinho, gerente da Unidade de Negócios Culturais e Turismo do Sebrae Goiás.

O turista, durante 15 dias e 14 noites, terá a oportunidade de conhecer, em Brasília, os principais monumentos da cidade, participar de jantares em fazendas, praticar atividades naúticas no Lago Paranoá, arvorismo, cavalgada, caminhada no Rancho Canabrava, na cidade de Sobradinho e realizar o `Roteiro da Espiritualidade`.

Já na Chapada dos Veadeiros, o turista poderá visitar, o Portal da Chapada, com passeio em trilha suspensa, praticar arvorismo (opcional), visitar o Sítio Arqueológico Pedra do Bisnau, praticar rapel nas cachoeiras do Córrego Veadeiros e tomar banho na Cachoeira São Bento, entre outras atrações.

Mas para quem quer curtir o roteiro, mas não dispõe de muito tempo, existem mais três opções, os chamados `Roteiros Comerciais`, que podem ser feitos em oito dias, são eles: Roteiro Chão e Água; Roteiro Planalto Cultural; e Roteiro do Humano ao Divino.

De acordo com a consultora de turismo no Sebrae em Goiás, Luana Tiossi, já estão previstas novas ações para ampliar a divulgação do roteiro.

`Vamos realizar um curso de Promoção e Comercialização dos Roteiros, para os agentes receptivos, em Brasília; além de incluir os roteiros integrados no site da Reserva da Biosfera Goiás; além da elaboração de um catálogo, que reunirá informações, e fotos do roteiro`, explica.

A Rede de Cooperação Técnica para Roterização é um projeto realizado nas cinco regiões do País. No total, serão desenvolvidos 180 destinos turísticos e seus principais atrativos, segmentados nos seguintes grupos: cultural, ecoturismo, esportes, negócios e eventos, e sol e praia.

Atrativos e curiosidades

No mundo inteiro, Brasília é a única cidade, construída no século 20, classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Tem belos prédios, construções magníficas e a arte está presente em todos os lugares. Entre suas atrações mais visitadas estão o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes, a Catedral, o Catetinho, a Torre de TV, o Memorial JK e o Santuário Dom Bosco.

A cidade ainda conta com várias áreas verdes, como o Parque da Cidade Sarah Kubitscheck, o Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral e o Jardim Botânico. Brasília ainda é conhecida por suas comunidades religiosas, localizadas na cidade (como o Templo da Boa Vontade da LBV) ou nos seus arredores, como o Vale do Amanhecer, a Cidade Eclética e a Cidade da Paz.

Já o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros apresenta ao visitante uma beleza exuberante e intrigante. É conhecido por suas cachoeiras, canyons, cavernas, flora e fauna riquíssima. Além de toda a natureza, é a área com maior luminosidade vista da órbita da terra, segundo pesquisa da Nasa. Isso ocorre devido à quantidade de cristais de quartzo que afloram do solo, além de inúmeros outros metais e minérios. Por isso, muitos místicos também costumam buscar energia neste local.

Fonte: Sebrae

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

Alto Paraíso de Goiás

  
  

Publicado por em

Taina Rodrigues

Taina Rodrigues

30/08/2008 00:08:50
Ola sou estudante de turismo do CEFET -centro federal de educação tecnologica, e me interessei por esse roteiro pois estou fazendo um levantamento dos roteeiros de brasilia,onde eu posso ver esse roteiro??