EcoViagem promove Campanha pela Prática do Turismo Responsável

O Portal EcoViagem, há quatro anos fornecendo conteúdo sobre ecoturismo, meio ambiente e aventura na internet, lançou recentemente a Campanha “Conheça a Nossa Natureza, Preserve o Meio Ambiente e Faça Turismo de forma Responsável!”, para incentivar a prát

  
  

O Portal EcoViagem, há quatro anos fornecendo conteúdo sobre ecoturismo, meio ambiente e aventura na internet, lançou recentemente a Campanha “Conheça a Nossa Natureza, Preserve o Meio Ambiente e Faça Turismo de forma Responsável!”, para incentivar a prática do turismo responsável em ambientes naturais.

A Campanha é veiculada na internet através de um vídeo, exibido no Portal EcoViagem (www.EcoViagem.com.br/Campanha) e em mais de 20 sites parceiros, dentre ONGs (Pega Leve! e Associação Férias Vivas, por exermplo), as principais agências de ecoturismo, hotéis, lojas especializadas e outras empresas que apóiam a prática do Turismo Responsável. Ao final da apresentação, o internauta pode acessar três áreas do Portal que reúnem dicas e informações fundamentais para a prática adequada e responsável do turismo:

CONHEÇA: Mais de 60 Guias de Ecoturismo no Brasil, com todas as dicas para que o internauta possa viajar e aproveitar ao máximo suas viagens de ecoturismo.

PRESERVE: Diversas sugestões de comportamento e atitudes cotidianas que podem contribuir para a preservação ambiental e uma conseqüente melhoria na qualidade de vida, mesmo no dia a dia das grandes cidades.

FAÇA: Informações para práticas responsáveis em viagens de ecoturismo, princípios de mínimo impacto em ambientes naturais, segurança em turismo de aventura, respeito às comunidades visitadas, valorização da cultura local e preservação ao meio ambiente visitado; além de aprender a identificar agências e operadoras realmente responsáveis e preocupadas com a sustentabilidade dos locais para onde promovem suas viagens.

A campanha foi criada pois, hoje em dia, muitas pessoas que pensam estar praticando ecoturismo, na verdade não estão. Às vezes, nem a agência ou a operadora de turismo sabe exatamente quais são os princípios do ecoturismo, e acabam vendendo pacotes como de “ecoturismo” simplesmente por serem para destinos com turismo de aventura, caminhadas e visita aos atrativos naturais.

Praticar ecoturismo, porém, é muito mais que isso, é praticar turismo responsável, sustentável, consciente, valorizando a comunidade local, preservando a cultura, apreciando o artesanato e as tradições da região, preservando o meio ambiente visitado, hospedando-se em estabelecimentos que não agridam o meio ambiente, utilizando-se de serviços prestados por profissionais da região, enfim, colaborando com a sustentabilidade.

A campanha é selada por um adesivo com os dizeres: “Conheço, Preservo e Faço... Turismo Responsável” e também pode ser veiculada em sites de hotéis, pousadas, agências de turismo, instituições ambientalistas, clubes, associações, etc...

Mais informações: campanha@ecoviagem.com.br

  
  

Publicado por em