Editora Senac Rio lança publicação Gestão de destinos turísticos

Livro do especialista Federico Vignati destaca como atrair pessoas para pólos, cidades e países

  
  

Como transformar um lugar num destino turístico? Como atrair pessoas que têm dinheiro, tempo livre e desejo de viajar? Como qualificar e aperfeiçoar os empreendedores, os gestores e os profissionais da área? As respostas para essas e outras perguntas, e até mesmo ferramentas e pesquisas que possam ajudar na profissionalização do turismo, estão no livro Gestão de destinos turísticos: como atrair pessoas para pólos, cidades e países, de Federico Vignati, que chega às livrarias pela Editora Senac Rio.

Ao tratar de questões fundamentais como desenvolvimento do turismo sustentável e marketing de destinos turísticos, o autor traz uma importante contribuição para o setor e coloca ao alcance do leitor, de forma objetiva e didática, conhecimentos que podem contribuir para sua atuação e crescimento na área. A obra tem o objetivo de orientar profissionais a promover o desenvolvimento de pólos produtivos locais e regionais, em bases sustentáveis e altamente competitivas.

Dividido em dois módulos, no primeiro o autor aborda desde os pontos que compõem a estrutura básica de apoio ao setor (hospedagem, empresas de transporte, serviços públicos) e os princípios do turismo sustentável, passando por conceitos fundamentais como análise de tendências e a importância da presença de uma política econômica. Na segunda parte, o livro destaca as principais estratégias de marketing e de promoção, identifica as fontes e aplicações da pesquisa de mercado e define e analisa os clusters – agrupamentos de empresas localizadas em um mesmo território.

A cada capítulo, o autor apresenta estudos de caso, propõe exercícios, leituras e uma listagem de sites recomendados. Totalmente ilustrada com gráficos e figuras que complementam o conteúdo, a obra também traz um glossário de conceitos usados no setor.

Sobre o autor - Federico Vignati Scarpati é consultor internacional e diretor do Instituto Brasileiro de Marketing Turístico (Mercotur); doutorando em Desenvolvimento Turístico Sustentável pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Málaga; mestre em Gestão Pública do Turismo pela Unia-Sevilla; e mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
É pioneiro em defender a inclusão dos estudos de gestão de destinos turísticos nas grades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação de Turismo no Brasil. Desde 1999, Federico vem tratando desse tema com governos municipais e estaduais, universidades, empresas privadas e organizações da sociedade civil. Desde então realiza consultoria, cursos e seminários sobre essa nova área de atuação profissional no Brasil, no Peru e na Espanha.

SERVIÇO
Gestão de destinos turísticos: como atrair pessoas para pólos, cidades e países
Autor: Federico Vignati Scarpati
Editora Senac Rio
256 páginas
Informações: www.rj.senac.br

Fonte: ABETA

  
  

Publicado por em