Embratur apresenta a empresários estudos de mercados estratégicos

Os expositores brasileiros presentes em Lisboa para a BTL, importante feira internacional de turismo, vão receber em primeira mão, nesta terça-feira (23/01), o documento Perfil do Mercado Português. A entrega será feit

  
  

Os expositores brasileiros presentes em Lisboa para a BTL, importante feira internacional de turismo, vão receber em primeira mão, nesta terça-feira (23/01), o documento Perfil do Mercado Português.

A entrega será feita pela presidente da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, durante a reunião que visa orientar a participação dos expositores no evento, que tem início no dia seguinte.

O estudo também estará disponível na Internet, no Portal Brasileiro de Turismo (www.brasilnetwork.tur.br – área de Programas e Agendas, na versão em Português Brasileiro. É preciso preencher um pequeno cadastro, gratuitamente).

Agentes dos principais destinatários da publicação, empresários e representantes institucionais, terão à disposição mais uma ferramenta de apoio à realização de ações de promoção no exterior, como o caso das feiras.

Esta edição, que apresenta o Perfil do Mercado português, faz parte de um projeto amplo que reúne as informações colhidas pelos profissionais da EMBRATUR ao longo dos últimos quatro anos de trabalho.

Gradualmente, com lançamentos casados com a participação nas principais feiras do setor, vão abordar os mercados estratégicos apontados pelo Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional e que coincidem com as praças de atuação dos Escritórios Brasileiros de Turismo no Exterior (EBTs): Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Portugal, na Europa; Estados Unidos, na América do Norte; Japão, na Ásia (todos estes com EBTs próprios); e Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai (atendidos conjuntamente sob responsabilidade do EBT América do Sul, com sede em Brasília).

"Com mais essa iniciativa pretendemos transmitir um conjunto de conhecimento reunido e consolidado pela nossa equipe desde 2003. Esperamos que estes estudos auxiliem os profissionais brasileiros na tomada de decisões para as ações de promoção internacional. E que também sirvam para que tenhamos uma união ainda maior entre iniciativa pública e privada e possamos unificar nossa mensagem para o público internacional", avalia Jeanine.

Os Perfis de Mercado vão abordar um grande leque de perspectivas relevantes de cada um destes mercados, divididos em sete seções: aspectos gerais; aspectos sócio-econômicos; perfil do turista do país no Brasil; perfil de empresas (trade) local; conjuntura aérea e ligações para o Brasil; sugestões para planejamento de visitas e eventos para o mercado emissor; panorama das estratégias de promoção comercial adotadas pelo Instituto para o respectivo país.

As fontes de informação em que se baseiam os estudos são bastante abrangentes. Vão desde organismos oficiais de turismo e de informações estatísticas, sócio-econômicas, políticas e geográficas de cada país, Organização Mundial do Turismo (OMT), documentos da diretoria de Estudos e Pesquisas da EMBRATUR, além, é claro, das pesquisas realizadas pelas das equipes dos EBTs junto ao trade de seus mercados e dos respectivos conhecimentos de inteligência comercial acumulados e sistematizados em Brasília, bem como dos resultados do Plano Aquarela.

Já no início da próxima semana, no dia 30/01, quando acontece a reunião de co-expositores para a Fitur (Feira Internacional de Turismo), em Madri, será entregue a segunda edição da série de Perfis de Mercado, desta vez contendo as informações detalhadas do mercado espanhol.

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em