Embratur recebe homenagem da Secretaria de Turismo de Porto Alegre

A presidente da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, recebeu no dia 28, em Porto Alegre (RS), das mãos da secretária municipal de Turismo, Ângela Baldino, uma placa em homenagem ao trabalho de “promoç&atild

  
  

A presidente da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, recebeu no dia 28, em Porto Alegre (RS), das mãos da secretária municipal de Turismo, Ângela Baldino, uma placa em homenagem ao trabalho de “promoção e divulgação do Brasil, como destino turístico para o cidadão de todo o mundo”, desenvolvido pelo Instituto. A placa é assinada pela secretária e pelo prefeito de Porto Alegre, Paulo Fogaça.

A entrega foi realizada durante o seminário “O impacto do turismo na economia”, parte da programação comemorativa aos 40 anos da EMBRATUR, que tem como carro-chefe a exposição itinerante “40 anos Embratur: um passeio pela história do turismo no Brasil”.

Depois de passar por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), ela chegou a Porto Alegre ontem, onde permanece até o dia 30 no Memorial do Rio Grande do Sul.

A exposição acontece em paralelo ao 3° Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, o Destinations2006, promovido pelo Ministério do Turismo, que tem início hoje, dia 29, e segue até o dia 02 de dezembro na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

“Nesta semana, Porto Alegre é a capital mundial do turismo”, disse Jeanine em referência à realização simultânea da exposição de 40 anos e do Fórum. E acrescentou: “Recebo a placa em nome da equipe da EMBRATUR e ressalto que essa parceria com Porto Alegre é algo que se reproduz por todo o Brasil com o único objetivo de garantir ao País o trinômio 'mais turistas estrangeiros, mais divisas e mais destinos visitados'”.

No último ano, para divulgar a realização do Fórum, Porto Alegre esteve presente nas principais feiras internacionais de turismo do calendário da EMBRATUR.

“Foi uma grande oportunidade para descortinar as potencialidades do Estado ao turista estrangeiro. Agradecemos publicamente essa parceria”, disse Ângela.

A EMBRATUR é a unidade do Ministério do Turismo responsável pela promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no exterior.

40 anos – De Porto Alegre, a exposição “40 anos Embratur: um passeio pela história do turismo no Brasil segue para Salvador (BA), entre 04 e 07 de dezembro, e Recife (PE), entre 11 e 13 de dezembro.

A exposição é a primeira oportunidade em que todo o acervo iconográfico do turismo aparece recuperado e organizado, década a década. O conceito usado é o de linha do tempo, em que cada módulo representa uma época da história do turismo no Brasil. Por meio da apresentação de fatos históricos, o visitante consegue perceber, por exemplo, a mudança no perfil da EMBRATUR ao longo de todas as gestões.

Ainda como parte da exposição, durante todos os dias de realização do evento é exibido aos visitantes um vídeo produzido especialmente por ocasião dos 40 anos de EMBRATUR.

Ele intercala os acontecimentos históricos mais importantes ocorridos no Brasil desde a criação do Instituto, em 1966, com depoimentos dos ex-presidentes da entidade.

Para que o acervo reunido não ficasse restrito aos dias de evento, o Instituto produziu um livro de memória. Nesse material está contemplado o mesmo conteúdo da exposição, de forma mais detalhada.

O livro foi criado com o objetivo de constituir fonte de pesquisa qualificada sobre a evolução do turismo no Brasil, segundo o mesmo conceito de resgate histórico contemplado em toda a divulgação.

Paralelamente à exposição, é realizado o seminário “O impacto do turismo na economia”. Durante uma tarde, as diretorias e presidência da EMBRATUR apresentam a profissionais do setor, empresários, estudantes e público em geral a importância do turismo para o desenvolvimento da economia do País e resultados alcançados.

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em