Empresas do setor turístico de Teresópolis (RJ) recebem Selo de Qualidade

Cinquenta e oito empresas do setor turístico de Teresópolis, que oferecem bons produtos e serviços aos clientes, receberam no início deste mês o Selo de Qualidade “Teresópolis é 10!”

  
  

Cinquenta e oito empresas do setor turístico de Teresópolis, que oferecem bons produtos e serviços aos clientes, receberam no início deste mês o Selo de Qualidade “Teresópolis é 10!”. Válida por 12 meses, a certificação foi conferida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, do SEBRAE/RJ e da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis). A cerimônia contou com a presença de Secretários Municipais, do Diretor de Operações da TurisRio, Sérgio Mello, do presidente da Câmara Municipal, Dr. Habib Tauk, do presidente do Sincomércio, Igor Edelstein, e do ator Marcos Palmeira, um dos empresários contemplados com o selo.

“Esta certificação revela o compromisso que os empresários têm com a qualidade dos serviços e produtos que comercializam. Através da atividade turística conseguimos rapidamente gerar e distribuir renda, pois o visitante gasta dinheiro não só com hospedagem e alimentação, mas também com combustível, ingressos para eventos culturais, etc. Por isso, é extremamente importante investirmos cada vez mais no segmento, vista a imensa vocação turística do município”, enfatizou o Prefeito Jorge Mario.

O Diretor da TurisRio, Sérgio Mello, frisou que a cidade vive um momento especial no setor. “É um prazer estar aqui novamente e constatar o diferencial de Teresópolis no turismo, com tantas ações acontecendo em prol do seu desenvolvimento, transformando-a em referência no cenário estadual”, comentou.

Na abertura da solenidade houve a apresentação do projeto e explicada a escolha dos contemplados. Foi realizada uma pesquisa, em conjunto com a ACIAT e o SEBRAE, com embasamento técnico, para que bares, restaurantes, hotéis e pousadas fossem avaliados. Esse trabalho foi feito através de um check list baseado nos critérios da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), como manipulação de alimentos, procedimentos e padrões de higiene, perigos e pontos críticos de controle. Também foram feitas visitas não agendadas para verificação da qualidade de abordagem, atendimento e produtos oferecidos aos turistas.

Para Jaqueline Baptista, gerente regional do SEBRAE/RJ, o projeto é fundamental para o estímulo à qualificação dos trabalhadores do turismo. “Essa iniciativa é importante porque incentiva os profissionais a buscarem cada vez mais a especialização. Premiar os empresários que se destacam pela sua qualidade beneficia o município porque nos dá condições de mostrar ao nosso cliente que estamos preparados para atendê-lo, o que atrai mais visitantes e movimenta a economia da cidade”, frisou Jaqueline Baptista. Luiza Mota, presidente do Teresópolis Convention & Visitours Bureau, concorda. “Como lidamos com a expectativa dos visitantes, que esperam ser bem recebidos, o selo de qualidade é extremamente relevante porque faz com que as pessoas busquem se capacitar ainda mais”.

O ator Marcos Palmeira, dono de uma fazenda no interior, foi premiado pelo trabalho voltado para a produção de orgânicos. “Fiquei feliz de ter recebido o selo. É muito importante privilegiar a qualidade, estimular as pessoas a melhorarem seu trabalho. Na fazenda, o que fazemos é tentar preservar um ‘oásis’ de agroecologia, de produção orgânica, de alimentos saudáveis. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, frisou.

Governo do Estado do Rio de Janeiro

  
  

Publicado por em