Encontro reúne especialistas do turismo mundial em Porto Alegre

De 29 de novembro a 2 de dezembro, cerca de 5 mil pessoas entre empresários, profissionais, acadêmicos e estudantes, representantes de agências governamentais, não-governamentais e profissionais do terceiro setor participarão do

  
  

De 29 de novembro a 2 de dezembro, cerca de 5 mil pessoas entre empresários, profissionais, acadêmicos e estudantes, representantes de agências governamentais, não-governamentais e profissionais do terceiro setor participarão do Destinations2006, o 3° Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável.

O evento será na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS) e, reunirá representantes de 43 países que apresentarão cerca de 120 casos mundiais de turismo sustentável na forma de painéis e pôsteres.

A programação do Encontro conta com uma agenda composta por 19 painéis temáticos, 22 eventos integrados, uma exposição com cerca de 50 pôsteres, quatro sessões plenárias e uma sessão de síntese, somadas à programação cultural.

Em painéis, reuniões e seminários que acontecerão simultaneamente em diversas salas e auditórios da PUCRS, durante três dias, os participantes do Destinations2006 irão discutir e debater os principais temas relacionados ao turismo sustentável, como preservação da biodiversidade, desenvolvimento sócio-econômico, valorização da diversidade cultural e geração de condições para a paz mundial.

Também serão debatidos o papel da mídia na disseminação desses conceitos e a visão do turista, assim como sua responsabilidade enquanto consumidor responsável. Casos sobre turismo em áreas protegidas, acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais, gastronomia, a união das indústrias cinematográfica e do turismo, dentre outros, serão apresentados aos participantes.

Autoridades do turismo nacional e mundial estarão reunidas no Destinations2006, participando de eventos e reuniões integrados à programação. Estarão presentes 15 Ministros de Turismo, membros da Organização Mundial do Turismo (OMT) e representantes de diversas outras organizações internacionais relacionadas à promoção do turismo e do desenvolvimento sustentável.

Eventos como o 3° Encontro Anual do Movimento Brasil de Cultura e Turismo, a Convenção da Biodiversidade do PNUMA e a Reunião do Conselho Nacional do Turismo, também fazem parte da agenda.

Assim como nos dois Encontros anteriores, os jovens terão um espaço especial no Destinations2006. Um painel sobre juventude e inclusão social por meio do turismo e uma sessão plenária que abordará as oportunidades para as próximas gerações, fazem parte da agenda técnica.

Também integram a programação reuniões e debates sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Ao longo do Encontro, um grupo de jovens de diversas nacionalidades estará construindo um manifesto com sua visão sobre os temas e jovens repórteres estarão registrando os principais acontecimentos. O resultado desses trabalhos será apresentado no último dia do evento.

A programação do Destinations2006 se inicia na noite do dia 29 de novembro, com a Sessão Solene de Abertura que será realizada no Salão de Atos, na própria PUCRS. A cerimônia contará com a apresentação da companhia holandesa Corpus Acrobatic Theater.

O dia 2 de dezembro, último dia do evento, será dedicado à programação de encerramento do triênio de Encontros Anuais do Fórum no Brasil e ao ritual de passagem para o novo país que irá sediar o Encontro em 2007.

Pela manhã, acontece a Sessão de Encerramento, que apresentará os avanços do turismo sustentável desde o lançamento do Fórum. E pela tarde, os participantes do Destinations2006 se unirão à população de Porto Alegre, em uma grande celebração pela causa.

Inscrições e programação completa: www.desti-nations.net

Fonte: Planin – Comunicação Empresarial

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em