18ª BNTM mede interesse em investir e viajar pelo Brasil

Delegações de empresários vindos de 27 países estavam em Fortaleza para participar de aproximadamente 4 mil rodadas comerciais da bolsa de turismo do nordeste.

  
  

Delegações de empresários vindos de 27 países estavam em Fortaleza (CE) para participar de aproximadamente 4 mil rodadas comerciais da bolsa de turismo do nordeste, que se estendeu até o último domingo (26) no Centro de Convenções Edson Queiroz. O objetivo dos operadores internacionais foi analisar as oportunidades de negócios turísticos que a região e o país oferecem. Mais de 650 fornecedores da cadeia produtiva nacional prospectarão negócios e fecharão parcerias comerciais com os 450 compradores estrangeiros, movimentando uma quantia estimada em U$ 195 milhões – número 8,3% superior em comparação à edição anterior da feira.

Para o ministro do Turismo, Luiz Baretto, que esteve na abertura oficial do evento na última quinta-feira (23), o Brasil se fortalece hoje como um destino promissor e seguro para investimento no setor de turismo. Já o governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, o evento vai na contramão da retração dos mercados internacionais. “A BNTM é um termômetro do interesse estrangeiro no Brasil e um sinal de que o turismo brasileiro tem, hoje, um perfil altamente competitivo. Eu diria que ela representa um terreno fértil para a aceleração do setor”, analisou Gomes.

TURISMO EM ASCENSÃO - Durante a cerimônia, o governador assinou a ordem de serviço para o início das obras do Centro de Eventos do Ceará. O empreendimento é uma antiga demanda do setor turístico estadual. O investimento total está orçado em R$ 270 milhões, dos quais R$ 35,58 milhões foram empenhados pelo Ministério do Turismo. Com o Centro, a Secretaria de Turismo do Ceará pretende estimular o turismo de negócios, iniciando uma forte política de captação de eventos. Estima-se que o espaço será o segundo maior do Brasil na categoria, com capacidade para 30 mil pessoas e área total de 173 mil m2. O projeto arquitetônico do Centro de Eventos foi inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense: a fachada terá cores e formas das falésias do litoral leste e sua estrutura lembra o bordado das rendeiras.

PROMOÇÃO - A BNTM é anualmente sediada, por revezamento, pelos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Foi criada em 1992 por uma iniciativa da Fundação CTI-NE (Comissão de Turismo Integrado do Nordeste) com o objetivo de vender os produtos nacionais, aproximar os empresários brasileiros dos mercados internacionais emissores de turistas para o Brasil, atrair investimentos para o setor na região e incrementar o fluxo de viagens nos estados do nordeste. A feira tem o apoio do Ministério do Turismo e da Embratur.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em