27º Encontro Comercial Braztoa registra recorde de público

O 27º Encontro Comercial Braztoa, realizado em 29 e 30 de março, em São Paulo, registrou recorde de público e volume de negócios superior a todas as estimativas. Em apenas dois dias, 2.626 visitantes puderam conhecer as no

  
  

O 27º Encontro Comercial Braztoa, realizado em 29 e 30 de março, em São Paulo, registrou recorde de público e volume de negócios superior a todas as estimativas. Em apenas dois dias, 2.626 visitantes puderam conhecer as novidades do setor de turismo para a próxima temporada, 9% mais do que os participantes de março de 2006.

Esses números, somados à superação da expectativa de negócios, mostraram o potencial de crescimento do turismo nacional. "Mesmo ainda sem um balanço oficial dos expositores, podemos concluir que o montante movimentado em negócios ultrapassou os R$ 3,4 bilhões projetados para esta edição", afirmou José Zuquim, presidente da Braztoa. Esse valor já é 5% maior que o registrado no último evento, em novembro de 2006.

Outro destaque do encontro foi a presença da ministra do Turismo, Marta Suplicy. Em seu primeiro compromisso oficial fora de Brasília, ela havia assumido o cargo no dia 23, a ex-prefeita de São Paulo foi acompanhada por Zuquim num passeio entre os estandes. Enquanto circulava entre os agentes de viagem que visitavam o evento, ela conheceu as atividades de muitos dos 110 expositores, dos quais todos os 61 operadores associadas à Braztoa, que respondem por cerca de 80% do mercado brasileiro de operadoras de turismo.

Estavam entre os expositores do evento companhias aéreas, redes hoteleiras, locadoras de veículos, operadoras de cartões de assistência viagem, associações do trade, publicações especializadas em turismo, secretarias de turismo e representantes de destinos do Brasil e do exterior. O 27º Encontro foi realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista, local já confirmado para a próxima edição, marcada para os dias 8 e 9 de novembro.

O tema escolhido para evento foi a sustentabilidade, uma preocupação cada dia mais presente no setor em decorrência tanto das discussões sobre meio ambiente quanto por estar diretamente relacionada às atividades turísticas e ao modelo que deve orientar a exploração do turismo no Brasil.

Eventos Paralelos

Uma agenda paralela de atividades completou a programação do 27º Encontro. O Fórum Braztoa de Turismo Sustentável, por exemplo, realizado no primeiro dia do evento, foi uma das mais procuradas. Em sua segunda edição, a primeira abordou as Viagens de Incentivos e Eventos, o fórum, criado para debater assuntos de interesse do trade, teve palestrantes de alto nível, como o Dr Luiz Carlos Barboza, diretor-técnico do Sebrae Nacional, Israel Waligora, presidente da Abeta, Mara Flora, coordenadora Geral de Segmentação do MTur e Oliver Hillel, coordenador de projetos do Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica, órgão das Nações Unidas com sede em Montreal, Canadá.

Hillel disse que o potencial do Brasil na área é gigantesco, e as operadoras que aqui atuam têm um papel fundamental para assegurar que os adeptos de viagens ambientalmente conscientes encontrarão no país aquilo que procuram.

O coquetel de lançamento do estudo de caso “Benchmarking: aprendendo com as melhores experiências”, contou com a participação de aproximadamente 200 convidados. Entre eles, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, a consultora de Turismo do Sebrae Nacional, Valéria Barros, o Secretário de Políticas do MTur, Airton Pereira, além do presidente da Braztoa, José Zuquim. Nas opiniões gerais um consenso destacado foi a importância dos projetos de benchmarking aplicado ao turismo.

“Um dos nossos desafios é trabalhar pela constante melhoria na qualidade dos serviços que ofertamos ao turista. Este livro contribui enormemente para que os empresários possam sempre aprimorá-los", disse Jeanine Pires. O livro reúne experiências dos projetos "Excelência em Turismo - Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais", que busca apresentar aos representantes do trade nacional experiências consagradas internacionalmente, e "Vivencias Brasil - Aprendendo com o Turismo Nacional", que estimula a troca de experiências de sucesso entre destinos nacionais.

José Zuquim ainda recebeu uma homenagem do Sr. Airton Pereira, pelo trabalho realizado em sua gestão, em apoio ao MTur, para a implementação deste e de outros projetos, imprescindíveis para o desenvolvimento do turismo nacional.

Outra ação de sucesso foi o Encontro de Negócios Nacional Vai Brasil, considerado pelos presentes a melhor edição já realizada em termos de resultados. O evento contou com a participação 65 fornecedores, 21 operadoras cadastradas no projeto e representantes de 13 secretarias estaduais de Turismo. Duas novidades marcaram a edição, a presença das secretarias que vieram para divulgar o destino e apresentar as novidades de suas regiões e um negociador do Vai Brasil, que explicava o projeto e negociava as tarifas para o website.

O Projeto Vai Brasil que tem como objetivo incrementar a comercialização de pacotes turísticos para os destinos brasileiros em períodos de baixa ocupação, comemorou no evento a meta alcançada, pacotes de 27UF´s (origem), para 27UF´s (destino) e promoveu um seminário para disseminar aos agentes de viagens as novas ferramentas e funcionalidades do website, além da parceria firmada com as empresas rodoviárias, que garantirão ao projeto maior diversidade de produtos, entre outros benefícios.

Outros seminários organizados pelo Ministério do Turismo atualizaram os agentes de viagem sobre detalhes de programas governamentais como o “Aventura Segura” e o “Bem Receber”. Tânia Arantes, coordenadora-geral de Qualificação e Certificação, mostrou a importância de motivar a qualificação dos profissionais e gestores que atuam na área de aventura, proposta do primeiro projeto, e incentivar e ampliar a sustentabilidade e a competitividade da cadeira produtiva do turismo, foco de ação do “Bem Receber”.

Uma das diferenças deste 27º Encontro foi uma solenidade oficial de abertura, seguida de coquetel. O evento, realizado no Hotel Unique, teve discurso de abertura do presidente da Braztoa, José Zuquim, contou com a presença dos associados, de personalidades do trade e de autoridades do setor, como o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de São Paulo, Claury Santos Alves da Silva, da diretora do Ministério do Turismo, Tânia Brizolla.

A festa de encerramento, um dos eventos paralelos mais tradicionais dos Encontros da Braztoa, foi realizada no Santa Aldeia, danceteria situada na zona Sul de São Paulo e contou com aproximadamente 1000 participantes, entre agentes de viagens e convidados.

A animação da noite ficou a cargo da apresentação dos Meninos do Morumbi, formado por jovens participantes do projeto do mesmo nome, que trabalha com crianças e adolescentes moradores de comunidades carentes da cidade. Cantando versões dançantes de músicas brasileiras conhecidas, os artistas mirins mostraram aos agentes de viagem o show já apresentado em casas de espetáculo do Brasil e da Europa.

Fonte: MVL Comunicação

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em