35º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens é encerrado com balanço do PROAGÊNCIA

Agentes de viagens, operadores turísticos, empresários do turismo e dos demais segmentos do setor presentes ao evento participaram em peso do último seminário programado, que tratou do tema “Agências de Turismo &nda

  
  

Agentes de viagens, operadores turísticos, empresários do turismo e dos demais segmentos do setor presentes ao evento participaram em peso do último seminário programado, que tratou do tema “Agências de Turismo – Força Renovadora do Turismo”.

Com a presença da Coordenadora do PROAGÊNCIA, Isa Garbin, do diretor do ICCABAV – Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional - Antônio Azevedo e do coordenador nacional da carteira de projetos de Turismo do SEBRAE Nacional, Dival Schmidt, o seminário contemplou duas abordagens distintas e complementares.

A primeira, conduzida pela especialista Magda Vila, ofereceu uma síntese das ações do PROAGÊNCIA. A segunda, com apresentação de Wilma Bolsoni, tratou de contextualizar o novo PORTAL ABAV no mundo da tecnologia da informação e das mudanças rápidas da Internet

Pesquisa Setorial

Magda Vila lembrou que o trabalho do PROAGÊNCIA, fruto de parceria entre ABAV e SEBRAE, começou em bases sólidas. Em 2006, por ocasião do 34º Congresso, foi divulgada uma pesquisa setorial ampla, com amostragem consistente de agentes de viagens e operadores turísticos de todo o país.

“A pesquisa foi determinante para traçarmos os programas subseqüentes, tendo em conta as revelações e indicadores de tendências reveladas”, disse Magda.

Fórum de Gestão para Gestores

Tratou-se de um programa de treinamento presencial realizado entre junho e agosto de 2007 em todas as capitais brasileiras, com a chancela e participação ativa das ABAVs de cada estado, visando reorientar os Agentes de Viagens para os novos tempos.

Questões cruciais, como a importância de se aprimorar a qualidade dos serviços prestados, melhorar o relacionamento interpessoal, criar alternativas de renda e usar a internet a favor dos negócios do Agente de Viagens foram trabalhadas nos Fóruns de Gestão para Gestores.

Os participantes puderam trabalhar a projeção do agenciamento de viagens para o ano de 2017, como forma de se identificar tendências e propiciar a reflexão.

O PROAGÊNCIA não hesitou em ousar, ao lançar o curso Gestão de Processos por EaD (Educação a Distância). Dival Schmidt mencionou o fato de que o ensino à distância ainda é pouco utilizado no país. E que o uso da internet para esse fim é novo e enfrenta resistências.

“O PROAGÊNCIA está no caminho certo quando adota e acredita nas possibilidades do ensino a distância. Há pesquisas que atestam a eficiência desta modalidade pedagógica em outras áreas. Por isso, o programa sobre Gestão de Processos será retomado pelo PROAGÊNCIA em meados de novembro”, afirma Schmidt.

Gestão por Competências

Para finalizar o balanço das atividades do PROAGÊNCIA, Magda Vila expôs um resumo do que vem a ser a ‘Árvore de Competências’ do Agenciamento de Viagens e Operações Turísticas. Trata-se de uma metodologia de avaliação de desempenho que permite planejar e monitorar a capacitação profissional e definir as novas competências dos profissionais.

Magda Vila enfatizou que “a Árvore de Competência constitui um modelo que permite adequar melhor o perfil profissional às necessidades das agências. Além de contemplar cenários sob forte impacto de mudanças, esta modalidade de gestão proporciona às empresas contratações mais bem sucedidas, com rapidez e eficiência”.

Segundo o modelo, são identificadas 11 funções na estrutura ocupacional do setor de Agenciamento e Operação Turística: (01) Diretor ou Gerente de Agenciamento e Operações Turísticas; (02) Assistente Administrativo-Financeiro; 03) Promotor de Viagens; (04) Executivo de Contas Corporativas; (05) Assistente de Marketing; (06) Agente de Viagens; (07) Consultor de Viagens; (08) Operador de Emissivo; (09) Operador de Receptivo; (10) Emissor de Consolidadora; (11) Atendente de Agências de Viagens.

Fonte : Amigo Comunicação Integrada

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em