3o. Salão do Turismo começa amanhã

O 3º Salão do Turismo apresenta, em espaço com35 mil metros quadrados, roteiros e atrativos turísticos das 27 Unidades da Federação. São esperadas mais de 100 mil pessoas em cinco dias de evento

  
  
3o. Salão do Turismo começa amanhã, dia 18 de junho

Brasília (13/06) – Do Vale do Acre à Serra Catarinense; da moqueca de peixe ao caldo de feijão preto saboreados ao ritmo do grupo folclórico mato-grossense Tradição. De Norte a Sul, os atrativos turísticos do Brasil poderão ser conhecidos, a partir do dia 18, no 3º Salão do Turismo ­– Roteiros do Brasil, instalado no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, São Paulo. O tema da maior mostra da diversidade turística brasileira, este ano, é “Viagem por todo o Brasil em um só lugar” e essa sensação deverá ser despertada nos visitantes da exposição.

A abertura oficial ocorrerá na terça-feira (17), às 19h, com presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, ao lado de prefeitos, governadores e autoridades do setor. Estão confirmados o prefeito Gilberto Kassab e Marta Suplicy.

No dia 18, a partir das 14h, o 3º Salão do Turismo estará aberto ao público. Dentro da estrutura do evento, a Feira de Roteiros Turísticos apresenta, por meio de vídeos, fotografias e prospectos, os 81 roteiros identificados pelo Programa de Regionalização, do Ministério do Turismo, com destaque para os 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional.

A Vitrine Brasil é outra forma de o público vivenciar os atrativos dos roteiros turísticos em exposição na Feira. É nesse espaço que os visitantes terão contato com a gastronomia, o artesanato, os produtos da agricultura familiar, as manifestações artísticas e culturais do Brasil. Ainda na Vitrine Brasil, o talento dos artesãos brasileiros será conferido, dentro do espaço Saber Fazer, com a produção, ao vivo, das peças a serem comercializadas no evento.

Além de promover os roteiros turísticos, a idéia do MTur, ao realizar o Salão do Turismo, é oferecer ao público geral a oportunidade de comprar uma viagem. Por isso, os principais operadores e agências de turismo estarão presentes na Área de Comercialização. A inovação desta edição é que alguns produtos oferecidos nos destinos brasileiros, como hospedagem e parques temáticos, também serão comercializados. “Nosso objetivo é oferecer a possibilidade de comercialização de todos os produtos da cadeia turística”, explica o secretário de Políticas do Turismo, Airton Pereira.

O Salão do Turismo promoverá ainda a Rodada de Negócios, onde agências e operadoras de turismo poderão se encontrar para firmar parcerias e ampliar os canais de distribuição do produto turístico receptivo. Outro importante espaço na estrutura do Salão do Turismo é o Núcleo de Conhecimento. Debates, palestras e mesas de discussão vão permitir estudantes, empresários, gestores e público em geral conheçam casos de sucesso e as tendências do setor. As Missões Promocionais, visita de jornalistas e operadores internacionais ao evento, é outra importante ação prevista na estrutura do Salão do Turismo.

A cidade de São Paulo foi escolhida para sediar o Salão por ser o maior centro emissor do país, respondendo por 36% do consumo por pacotes e passagens aéreas. As edições anteriores, em 2005 e 2006, tiveram uma média de 109 mil visitantes por evento, e a expectativa é de um número ainda maior este ano. A última edição do Salão, em 2006, foi responsável por uma movimentação econômica de R$ 25,9 milhões na cidade de São Paulo e envolveu 10,2 mil profissionais.

Ações do MTur – Durante o evento, o Ministério do Turismo vai divulgar as ações e projetos em andamento, entre eles o Viaja Mais, que terá estande próprios para informações e esclarecimentos. O programa é uma ação do ministério para facilitar o acesso de aposentados e pensionistas do INSS e das pessoas com mais de 60 anos a pacotes turísticos dentro do país. O Cadastur e os resultados do Estudo de Competitividade dos 65 destinos indutores também serão temas apresentados no Salão 2008.

Programa de Regionalização do Turismo – O Ministério do Turismo lançou, em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. A partir de então, o país passou a trabalhar com uma nova perspectiva para o turismo brasileiro, por meio da gestão descentralizada, estruturada pelos princípios da flexibilidade, articulação e mobilização. Um dos objetivos do Programa é a desconcentração da oferta turística brasileira, localizada predominantemente no litoral, propiciando a interiorização da atividade e a inclusão de novos destinos nos roteiros comercializados no mercado interno e externo. A Regionalização propõe a ampliação das ações, que antes eram centradas nas unidades municipais, e a demarcação do mapa turístico brasileiro em 200 regiões turísticas e 3.819 municípios.

Serviço: Horário de funcionamento da Feira de Roteiros Turísticos, da Vitrine Brasil e da Área de Comercialização: Quarta (18/06), Quinta (19/06) e Sexta (20/06) – das 14h às 20h; e Sábado (21/06) e Domingo (22/06) – das 10h às 20h. O Núcleo de Conhecimento abre dias 19 e 20: das 14h às 20h; e dias 21 e 22: das 10h às 20h. Acesse a programação por módulo da estrutura do evento no site www.salao.turismo.gov.br.

  
  

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