A Feira Internacional do Turismo voltará a abrir o calendário de feiras internacional para a indústria turística

A FITUR avança com o turismo, implementando todas as ferramentas que permitem aprofundar na inovação e na sustentabilidade

  
  

A FITUR voltará a abrir o calendário de feiras internacional para a indústria turística, nos dias 22 a 26 de janeiro de 2014, na FERIA DE MADRID.

O certame organizado pela IFEMA, que vai pela sua 34ª edição, continua a sua permanente atualização, adaptando-se às necessidades do setor e preparando todas as ferramentas para que a indústria turística tenha uma plataforma de negócio qualificada para o desenvolvimento das suas estratégias.

Precisamente a FRONTUR - Inquérito de movimentos turísticos nas fronteiras- acaba de anunciar que entre janeiro e junho de 2013, a Espanha recebeu 26,1 milhões de turistas internacionais, o que equivale a um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado e põe em evidência que a principal indústria do país continua a mostrar claros sintomas de robustez.

Por outro lado, não há que esquecer, também, um dos principais valores da convocatória, o da sua alta rentabilidade, já que, de acordo com a União de Feiras Internacional, UFI, a participação numa feira como a FITUR significa uma poupança de 42% em relação aos canais de promoção tradicionais.

Assim o entenderam as cerca de 9.000 empresas representadas na última edição da FITUR do passado mês de janeiro, que valorizaram muito positivamente a sua participação, assim como os mais de 200.000 assistentes, que também viram cumpridas as suas expetativas.

A FITUR já trabalha intensamente na comercialização da sua próxima edição, observando uma boa resposta da parte das empresas, entidades e instituições turísticas.

Inovação e sustentabilidade, fundamentais para o desenvolvimento turístico

A FITUR avança com o turismo, implementando todas as ferramentas que permitem aprofundar na inovação e na sustentabilidade, fundamentais para o desenvolvimento da indústria turística, contribuindo assim para a sua dinamização e competitividade, e com o olhar posto num dos seus grandes desafios, a dessazonalização.

Nesta linha inserem-se as secções que o certame tem vindo a desenvolver com sucesso: FITUR KNOW HOW & EXPORT, promovido pela SEGITTUR e virado para as soluções mais inovadoras na gestão turística integral e na sua projeção exterior; FITURTECH, que continuará a apostar na próxima geração do turismo, dando a conhecer as suas propostas tecnológicas com aplicações turísticas, e FITURGREEN e as suas soluções em matéria de poupança energética e eficiência na gestão hoteleira e turística. Estas duas últimas secções são organizadas pelo Instituto Tecnológico Hoteleiro, ITH, em colaboração com a FITUR e a OMT.

Outros espaços nos que se está a trabalhar são FITUR LGBT, que acolhe um tipo de turismo com uma crescente procura -precisamente em 2014 coincide que se realizará em Espanha o Congresso Internacional da IGLA, International Gays and Lesbians Aquatics-ALOJAMIENTOS DEL VINO, que visa dar resposta ao enoturismo, que está a registar uma procura crescente, e RECEPTIVO ESPAÑA.

Outras plataformas que demonstram a proatividade da FITUR e a sua estreita ligação com a indústria turística são a INVESTOUR África -organizada conjuntamente com a OMT e a Casa África-, que se destina a fomentar os investimentos espanhóis em projetos turísticos africanos, com o objetivo de promover um modelo turístico sustentável, que sirva de motor de desenvolvimento desse continente, e o IV Workshop Hosted Buyers, que inclui uma intensa agenda de encontros pessoais com uma seleção de compradores convidados de todo o mundo.

Dentro dessa agenda de encontros com compradores do Workshop Hosted Buyers destacam-se os que têm como protagonistas os profissionais ibero-americanos, através da INVESTOUR Américas.

Foro de análise para a competitividade

As jornadas que terão lugar no enquadramento da FITUR também são um instrumento muito valioso para contribuir para o impulso do setor turístico no seu desafio de ser mais competitivo.

O Salão está a trabalhar na elaboração de um programa completo que, aos acima referidos, acrescenta outros como os da EXCELTUR; a Conferência Ibero-americana de Ministros do Turismo, CIMET, ou os convocados pela OMT, entre outros.

Escapadelas FITUR

Face ao fim de semana - sábado 25 e domingo 26 de janeiro de 2014, datas em que o certame abre as suas portas ao público, o salão repetirá a experiência das suas Escapadelas FITUR, através da qual os expositores que queiram podem comercializar durante esses dois dias os seus destinos e promoções, com preços muito atraentes, àqueles visitantes que queiram programar as suas férias ou organizar uma escapadela.

Também não há que esquecer outras atividades, viradas igualmente para o público, e que terão lugar durante o fim de semana, como a Quedada MINUBE - FITUR, ou a Gymnkana Viajera.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Helena Valera

  
  

Publicado por em