A indústria da aventura

Último dia de palestras do ATWS – South America reforça potencial do Brasil para o turismo de aventura e natureza.

  
  

Uma indústria que movimenta quase R$ 500 milhões ao ano e que emprega mais de 11 mil pessoas no Brasil. Dados do Relatório Diagnóstico do Turismo de Aventura no País revelam que a indústria da aventura avança principalmente no quesito qualificação. As informações foram apresentadas no Adventure Travel World Summit – South America, maior encontro de turismo de aventura e natureza do mundo, que acontece em São Paulo.

“Nos últimos três anos temos trabalhado com empresas do segmento no processo de implementação das Normas Técnicas e a realidade do turismo de aventura tem mudado no Brasil. Já foram criadas 24 normas no âmbito da ABNT que servem de referência para várias operadoras. As ações de qualificação contemplam 16 destinos, presentes em 13 estados brasileiros e quase 200 empresas estão fazendo a sua parte nos quesitos qualificação e segurança”, destaca Gustavo Timo, Gestor Técnico do Programa Aventura Segura e um dos palestrantes do ATWS – SA.

Segundo o estudo, o Brasil possui hoje aproximadamente 2 mil empresas de turismo de aventura e ecoturismo, que atendem a uma média de 4,4 milhões de turistas ao ano. O número de profissionais envolvidos com atividades do segmento nos períodos de alta temporada é de 28 mil e o ticket médio é de R$ 115,00 por consumidor.

Indústria mundial

Shannon Stowell, presidente da Adventure Travel Trade Association apresentou números do mercado mundial do segmento. Com base em estudos conduzidos pela ATTA, 60% da indústria de aventura está localizada na América do Norte e o valor médio gasto em viagens de aventura é superior a US$ 1 mil. Os principais destinos de aventura oferecidos pelos associados da ATTA são EUA, Argentina, Austrália, Brasil, China, Chile, Índia, Espanha, França, México e Peru.

De acordo com os dados apresentados pelo presidente da ATTA, 25% das empresas que responderam à pesquisa faturaram, em 2007, de US$ 1 a 5 milhões. “Trata-se de uma indústria muito especial que tem se destacado na América do Sul. A realização do maior encontro de turismo de aventura e natureza do mundo só reforça o potencial dessa indústria no Brasil”, comenta.

Segurança na aventura

O processo de implementação das normas técnicas de turismo de aventura foi tema de um dos fóruns do encontro. Empresários, consultores e especialistas da ABETA falaram sobre a qualificação em turismo de aventura e as principais dificuldades na implementação da Norma de Sistema de Gestão da Segurança (ABNT NBR 15331), que servirá como referência no processo de certificação das empresas a partir deste ano.

Adventure Travel World Summit

O encontro, que acontece pela primeira vez no Brasil é uma realização da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e da Adventure Travel Trade Association (ATTA), com promoção do Ministério do Turismo e Embratur.

Confira a programação no site: www.abeta.com.br/summit

Major Sponsors: ExOfficio / Gote-Tex / Men´s Journal

Key Sponsors: Adventure Central / Argentina / Chile / Peru / Governo de Minas / Revista Go Outside / National Geographic Adventure / Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo / TAM Airlines

Supporting Sponsors: Governo do Ceará / Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins / Away.com

Contributing Sponsors: Green Living Project / Archeology Magazine / Tríade Seguros

Parceiros: São Paulo Convention & Visitors Bureau / Adventure Sports Fair / Sustainable Travel International e Conservation International.

Mais informações no site: http://www.abeta.com.br/summit

ABETA
Rua Rio Grande do Norte 1560 / sala 401
Savassi - Belo Horizonte – MG
CEP 30130-171
Tels. (31) 3261-5707 / 3227-1678
info@abeta.com.br

Coordenação de Comunicação e Articulação: Marianne de Oliveira Costa
marianne@abeta.com.br

Assessoria de imprensa ABETA
ADSV Comunicação e Marketing: (31) 3221-5566
Carlos Jáuregui (assessor de imprensa): (31) 9931-8088
Thiago Vetromille (assessor de imprensa): (31) 9209-9172
Viviane França (estagiária de comunicação)
e-mail: imprensa@adsv.com.br e carlos@adsv.com.br

  
  

Publicado por em