Aberta oficialmente a 17ª edição do Salão Paranaense de Turismo

O 17º Salão Paranaense de Turismo acontece durante esta sexta-feira (1) e no sábado (2)

  
  

A 17ª edição do Salão Paranaense foi oficialmente aberta na manhã desta sexta-feira (1º) no Complexo Expo Unimed em Curitiba (PR). A abertura contou com a presença de autoridades, políticos, agentes, jornalistas e empresários do setor de turismo do Estado.

Participaram da mesa de cerimônia o presidente da ABAV-PR, Celso Tesser, o secretário de turismo do Estado, Faisal Saleh, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, o presidente da Fenactur, Michel Tuma Ness, o deputado federal, Eduardo Sciarra, p verador Jair Cézar, o presidente da Fecomercio-PR, Darci Viana; o presidente do ICCABAV, Antonio Azevedo, o presidente da BITO, Salvatore Saladino, o diretor da Braztoa, Celso Guelfi , o diretor regional da TAM, Claudio Isolani, e o diretor do SEBRAE-PR, José Gava Neto.

Em seu discurso Celso Tesser enfatizou que estando apenas 17 meses a frente da ABAV-PR conseguiu “cumprir suas três diretrizes, a de aumentar o número de associados, fortalecer a realizado do salão de turismo e ter um maior reconhecimento regional”. Segundo Tesser nos últimos meses a entidade teve um acréscimo de 14% no número de associados e 20% foi o crescimento do Salão Paranaense com relação a espaço e venda de stands.

Tesser enfatizou a falta de infraestrutura dos aeroportos internacionais Afonso Pena, em Curitiba e Cataratas, em Foz do Iguaçu, lembrando as promessas de melhorias com a realização da Copa do Mundo de 2014. “Recentemente a ABAV-PR, juntamente com o governo estadual e municipal, conseguiu com a Infraero um recurso de 17 milhões para aumento do estacionamento do aerporto. “Nosso aeroporto precisa de ter uma área de check-in e embarque aumentadas, queremos transformar aquele espaço num complexo de 1º mundo”, completou Tesser em tom de desabafo.

Segundo Celso Tesser, a utilização do Expo Unimed em 2011 aconteceu por dois motivos: “primeiro por ser um reflexo do aumento de estandes vendidos e produtos ofertados, e segundo, porque o Estação Convention que sediava a feira estará fechando em junho próximo, e o valor de locação do piso aumentou em 70%”. "O evento foi todo organizado pela ABAV-PR e não contou com o apoio do Ministério do Turismo".

Para o Secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, que discursou durante a cerimônia de abertura, o Salão é um espaço oportuno para que se faça um levantamento do “DNA turístico” das regiões do estado e que, dessa forma, seja possível direcionar recursos e definir investimentos para recuperação dos patrimônios turísticos.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, falou sobre o novo reposicionamento da capital curitibana numa campanha que será lançada durante o salão paranaense sob o mote “Curta Curitiba”. Segundo Vosnika, Curitiba recebeu 3,4 milhões de turistas em 2010, refletindo um aumento de 10% com relação a 2009. Juliana Anunciou que a cidade - modelo no sistema rodoviário -, “ganhou mais prêmios internacionais em 2010 como o de cidade mais sustentável do mundo e cidade mais verde das Américas, este último concedido pelo jornal The Economist”.

O 17º Salão Paranaense de Turismo acontece durante esta sexta-feira (1) e no sábado (2). No segundo dia, às 10h, acontecerá uma palestra com o jornalista e apresentador Marcelo Tas, que falará sobre “Inovação e Criação da Era Digital”. Acompanhe outras notas e matérias do 17º Salão Paranaense de Turismo aqui pelo site do DT.

Serviço:
17º Salão Paranaense de Turismo
1º e 2 de abril – Expo Unimed Curitiba
Feira de Negócios e VII Mostra de Regiões Turísticas do Paraná
Horário: das 12h às 19h, na sexta-feira, e das 12h às 18h, no sábado.
www.salaoparanaense.com.br

Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu

  
  

Publicado por em