Aberta seleção de empreendimentos para 5º Salão do Turismo

Interessados em expor e comercializar produtos de agricultura familiar devem se inscrever até o dia 19 de março

  
  

A agricultura familiar no turismo agrega valores à produção agrícola e artesanal, gerando trabalho e renda, além de garantir a preservação e valorização da cultura local. Por isso, os empreendimentos desse segmento tem um espaço de destaque no 5º Salão do turismo – Roteiros do Brasil: o Mercado da Agricultura Familiar.

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) abriu, no dia 1º de março, as inscrições da Chamada para Seleção de Redes e Empreendimentos da Agricultura Familiar, para as instituições que desejam participar do Salão. Serão selecionados 24 empreendimentos de agricultores familiares das cinco regiões do país, que terão a oportunidade de expor, promover e comercializar seus produtos no evento.

Para que os empreendimentos possam se inscrever, eles devem pertencer a uma rede ou empreendimento de agricultura familiar, de acordo com os critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de possuir capacidade de oferta nacional e atender às exigências fiscais e sanitárias para a circulação de produtos.

Serão priorizados empreendimentos que comercializam produtos orgânicos certificados e produtos da sociobiodiversidade, como a castanha do Brasil, o guaraná, pinhão, a erva mate, entre outros. A diversidade de produtos também será um fator de prioridade na seleção.

O Mercado da Agricultura Familiar estará em um dos diversos espaços do Salão do Turismo: a Vitrine Brasil. Nesse espaço, o visitante pode interagir diretamente com a cultura, o artesanato e a gastronomia dos roteiros turísticos brasileiros. No mercado, as cooperativas, associações e agricultores familiares reunidos em redes comercializam e expõem alimentos e bebidas que produzem.

A chamada e o formulário estão disponíveis no site www.mda.gov.br/saf. O resultado será divulgado a partir do dia 1º de abril. Em 2009, a comercialização dos empreendimentos que participaram do Mercado da Agricultura Familiar chegou a R$226 mil, durante os cinco dias de evento.

5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil

A quinta edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, acontece de 26 a 30 de maio, no Anhembi – São Paulo. O maior evento de turismo do país é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), tendo reunido cerca de 100 mil visitantes no ano passado.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em