Abertas as inscrições para o Coffee of the Year 2017

Os 10 melhores cafés são selecionados para que os visitantes do evento tenham a oportunidade de degustá-lo

  
  

Um dos eventos mais aguardados da Semana Internacional do Café - SIC, o Coffee of The Year 2017 reúne amostras nacionais de café, enviadas por produtores de todo o país, para serem provadas e avaliadas por classificadores nacionais e internacionais.

Os 10 melhores cafés são selecionados para que os visitantes do evento tenham a oportunidade de degustá-los, às cegas, e votar no seu preferido. O resultado final é divulgado no último dia da SIC, em 27 de setembro.

Para entrar nesse seleto ranking, os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100 / Divulgação

A lista dos TOP 10 é retirada de uma outra com 150 cafés, avaliados por uma comissão julgadora baseada nas avaliações da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA, na sigla em inglês), bem como notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI, na sigla em inglês). Os produtores das amostras serão convidados a participar da sala de Cupping&Negócios onde poderão promover a experimentação para compradores e outros provadores profissionais.

“É uma ótima oportunidade para divulgar o produto e realizar negócios”, destaca a diretora de Conteúdo da Café Editora, uma das organizadoras da Semana Internacional do Café, Mariana Proença.

Para entrar nesse seleto ranking, os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100. A avaliação sensorial leva em conta os itens: aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torração e qualidade. “O Coffee of The Year é uma vitrine para o produtor, pois gera muito interesse pelo seu café, mostra a qualidade da região e também uma tendência de mercado”, completa Mariana.

Melhores do Brasil

O produtor Afonso Donizete Lacerda, de Dores do Rio Preto, na região do Caparaó, divisa Espírito Santo/Minas Gerais, foi o grande vencedor do concurso Coffee of The Year 2016, na modalidade Arábica. Já na Conilon o primeiro lugar ficou com outro capixaba, José Carlos de Azevedo, de Nova Venecia. Segundo o produtor Clayton Barrossa Monteiro, da Fazenda Ninho da Águia, Alto Caparaó, que já foi vencedor do concurso em dois anos consecutivos, em 2014 e 2015, a visibilidade proporcionada pela premiação é muito significativa para o desenvolvimento da produção.

Sobre a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e Codemig. Reunirá de 25 a 27 de outubro de 2017, no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias são realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

- Serviço

Semana Internacional do Café 2017 – Coffee of the Year

Data: 25 a 27 de outubro

Local: Expominas – Belo Horizonte (MG)

Visite: www.revistaecotour.tur.br

Fonte: Fernanda Martins

  
  

Publicado por em