ABETA participa do 8º Congresso Nacional de Ecoturismo

Entre os dias 8 e 11 de novembro, São Paulo sedia o VIII Congresso Nacional de Ecoturismo para discutir o tema geral do encontro - “Ecoturismo como Ferramenta para Conservasão

  
  

Entre os dias 8 e 11 de novembro, São Paulo sedia o VIII Congresso Nacional de Ecoturismo – Conecotur. Para discutir o tema geral do encontro - “Ecoturismo como Ferramenta para Conservação e Desenvolvimento Sustentável Comunitário” - foram convidados cerca de 50 palestrantes com atividades coordenadas por professores/pesquisadores de diversas instituições de pesquisa do Brasil e do exterior (Canadá, Espanha, Portugal, França, Colômbia, Argentina, Chile, Uruguai, Costa Rica, China e Austrália).

São esperados mais de 800 inscritos de todas as regiões do Brasil para assistir a programação que inclui conferências, mesas redondas temáticas, reuniões “open space” e sessões abertas de apresentação de trabalhos. O congresso conta com a apresentação de 170 trabalhos de pesquisa e relatos de experiências de pesquisadores, alunos e profissionais da área com o objetivo de contribuir para a troca de conhecimento de qualidade.

Estão em pautas temas como: ecoturismo e conservação, gestão do ecoturismo em Unidades de Conservação, turismo comunitário, cooperativismo, turismo e patrimônio cultural, educação ambiental, etc.

“Sugerimos a cidade de São Paulo para sediar o evento pois ela é o berço de diversas atividades pioneiras em Ecoturismo no Brasil; é de onde se originaram a maior parte das agências de ecoturismo do país e onde existe o maior número de praticantes, formando o maior mercado emissor do país para destinos do Brasil e no Mundo”, afirma o coordenador geral do evento, Marcelo de Oliveira.

Pesquisa do Perfil - E no dia 9/11 (quarta-feira) às 11h, o presidente da ABETA, Jean-Claude Marc Razel, apresenta a pesquisa Perfil do Turista de Aventura e do Ecoturista no Brasil. O documento, desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo, teve como objetivo estudar as preferências e características do consumidor de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil.

Este estudo, pioneiro no Brasil, veio oferecer às empresas uma base para maior coerência entre os produtos e serviços ofertados e a eficiência da comunicação com o mercado. Por meio dele, as empresas podem conhecer e adequar-se às expectativas dos consumidores e, assim, aprimorar seu negócio.

Apoios - O VIII CONECOTUR conta com a organização do Instituto Ipá Ti-uá, realização da Sociedade Brasileira de Ecoturismo e apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente (SMA/SP), CDB/ONU, Fundação Florestal, SESC, The International Ecotourism Society, Planeta Sustentável, Praça Vitor Civita, LCB da Universidade de São Paulo, Associação Comercial de São Paulo, SEBRAE-SP, Empresa das Artes, São Paulo Convention & Visitors Bureau, ABETA, UFSCar, dentre outros.

Serviço
Data: 08 a 11 de novembro de 2011
Informações: Instituto Ipá Ti-uá - www.ipatiua.com.br
e-mail: congresso_nac_ecoturismo@ipatiua.com.br
Palestra sobre o Perfil do Turista de Aventura e Ecoturista no Brasil
Horário: 11h às 12h30min
Local: Teatro Paulo Autran do SESC Pinheiros
Endereço: Rua Paes Leme, 195, Pinheiros – São Paulo/SP
Informações: http://www.ipatiua.com.br/viii_conecotur_iv_ecouc/site/index.html

Fonte: ABETA

  
  

Publicado por em