ABETA participa do PADI Dive Festival 2011

A 10ª edição do evento, que acontece em abril, movimenta a indústria de mergulho recreacional e conta com a presença institucional da ABETA

  
  

Entre os dias 8 e 10 de abril acontece em São Paulo a 10ª edição do PADI Dive Festival, evento que tem por objetivo divulgar o mergulho autônomo no Brasil. A ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – marca presença com estande institucional para divulgar seus 303 associados e o trabalho desenvolvido pela entidade. Boa parte das empresas que oferecem mergulho e fazem parte do quadro associativo da ABETA já confirmou sua participação. São elas: Kokasub, Dive Buddy, Scafo Mergulhos, Omnimare, Aquáticos, Subaquática, DAN Brasil, Litoral Sub, Adventure Travel, Águas Claras, PADI, Atlantis Divers, Ecoscuba, Aicá Diving e Mar do Mundo.

Além disso, a ABETA também está envolvida no ciclo de palestras que acontece no evento. O diretor de mercado nacional da ABETA, Patrick Muller, e o coordenador geral da entidade, Gustavo Timo, falam juntos sobre o mergulho e os segmentos de Ecoturismo e Aventura. A apresentação, que faz parte da programação voltada exclusivamente para profissionais da área, acontece às 17h do dia 7/4 e tem como tema “Mergulho, Ecoturismo e Turismo de Aventura – o que temos a ver com a Copa do Mundo? Desafios setoriais, oportunidades de mercado e estratégias de negócios”.

Um dos objetivos é propor um debate sobre as oportunidades que a Copa do Mundo representa para estes segmentos - em especial para o mergulho, além de entender como buscar soluções coletivas para as principais ameaças e desafios que o nosso setor enfrenta.

Segundo Patrick Muller, que além de diretor da ABETA é também empresário da Atlantis Divers e atua há 20 anos no mercado de mergulho, é importante discutir estes assuntos com os profissionais da área. “Falar das oportunidades de qualificação neste período que antecede a Copa do Mundo é primordial. Mas os empresários também precisam entender como estas ações vão ajudar a transformar positivamente suas empresas e colocá-las um passo a frente no mercado”, analisa.

Neste sentido, Patrick lembra que a ABETA está executando o projeto Bem Receber Copa – Ecoturismo e Aventura, que faz parte de um grande programa de qualificação desenvolvido pelo Ministério do Turismo. “Vamos oferecer vários cursos gratuitos voltados para o trade de Ecoturismo e Turismo de Aventura. E os associados ABETA têm preferência nas inscrições”. Ele enfatiza que os empresários do setor devem correr atrás das oportunidades de qualificação e promoção. “As empresas associadas à ABETA têm acesso a informações privilegiadas e prioridade nas ações executadas pela entidade. É importante que outros empresários busquem este tipo de apoio”, incentiva.

Para ele, a participação em eventos como o PADI Festival tem importância estratégica para a ABETA e seus associados. “É um momento importante de aproximação com o trade do mergulho. Precisamos fortalecer cada vez mais nossa base associada e as empresas que operam mergulho são fundamentais para isto”, observa.

O evento – Para ficar por dentro das novidades do universo do mergulho, profissionais da área, mergulhadores e público em geral se reúnem na 10ª edição do PADI Dive Festival que começa no dia oito de abril. Durante três dias os participantes podem assistir a várias palestras e workshops, reciclar conhecimentos, se informarem sobre os principais pontos de mergulho nacionais e internacionais, além de conhecer as novidades em equipamentos - trazidas pelos principais fabricantes.

Para Sandro Cesar do Nascimento, organizador do evento, “com este encontro aproximamos cada vez mais o público da atividade e conseguimos levar muita informação para aqueles que gostam da atividade, mas não sabem como praticá-lo com segurança”. Segundo ele, o PADI Dive Festival também possibilita a reciclagem e atualização dos profissionais da agência certificadora.

Para o público em geral – Quem comparecer ao evento pode ainda participar de diversas atividades gratuitas, como o Discover Scuba - programa em que um instrutor de mergulho orienta e acompanha cada pessoa em um mergulho na piscina do SENAC. Também é possível fazer o test drive de equipamentos técnicos e até acompanhar a demonstração de um mini-robô submarino. A entrada no PADI Festival é gratuita.

Durante o evento e ao final das palestras, serão realizados sorteios de vários equipamentos, acessórios, livros, saídas e cursos de mergulho. “Estamos preparando este evento com afinco, para superar as expectativas do nosso público”, afirma Sandro Cesar.

No Brasil
– Os associados ABETA ofertam a atividade em diversos destinos brasileiros, como: Abrolhos (BA), Bonito (MS), Caravelas (RJ), Fernando de Noronha (PE), Florianópolis (SC), Porto de Galinhas (PE), Maragogi (AL), Praia do Francês (AL), Natal (RN), Parati (RJ), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Ubatuba (SP). Nestes locais o mergulho pode ser praticado da melhor forma e sempre com o acompanhamento de um instrutor capacitado.

Serviço
PADI Dive Festival 2011
Entrada Gratuita
Datas: 08 a 10 de Abril
Horários: Dia 08 (sexta) – das 12h às 22h.

Dias 09 e 10 (sábado e domingo) – das 9h às 20h

Local: Centro de Convenções do Centro Universitário SENAC
Endereço Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro, São Paulo/SP

Palestra
Tema: “Mergulho, Ecoturismo e Turismo de Aventura – o que temos a ver com a Copa do Mundo? Desafios setoriais, oportunidades de mercado e estratégias de negócios”.

Palestrantes:
Patrick Muller, diretor de mercado nacional da ABETA
Gustavo Timo, coordenador geral da ABETA
Data: 07/04/2011
Horário: 17h

Fonte: ABETA

  
  

Publicado por em