Raio-X do ABETA Summit 2009

Um resumo de tudo o que aconteceu no evento, entre os dias 10 e 13 de setembro no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo/SP

  
  

O ABETA Summit 2009, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de setembro no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, cumpriu com as expectativas de seus participantes: ser o maior evento de profissionais de ecoturismo e turismo de aventura da América Latina.

A Coletiva

Autoridades participam da coletiva de inauguração do Summit 2009

Na coletiva de imprensa, o Ministro do Turismo Luiz Barretto, ressaltou a importância do evento "A Feira e a Rodada de Negócios representam a importância que o turismo de aventura tem para o Brasil", disse. A rodada de negócios do ABETA Summit registrou aumento de 25% no número de operadoras internacionais. Esse aumento confirma a nomeação do Brasil como destino “Best of Adventure”, pela National Geographic Adventure.

Ministro do Turismo e Presidente da Abeta

Segundo Jean-Claude Razel, presidente da ABETA, a Rodada de Negócios do SEBRAE no 4º Salão Nacional do Turismo, realizado em junho deste ano, registrou 33% dos negócios nos segmentos de ecoturismo e turismo de aventura, ficando atrás somente do segmento sol e praia.

Ainda na coletiva, o Secretário de Turismo da Nação da Argentina, Enrique Meyer, observou que o Brasil vem se consolidando como destino de aventura, sendo um exemplo para os países latinos. "Queremos que a província de Salta sedie o próximo congresso de aventura", enfatizou. Ele ainda presenteou o Ministro com um poncho saltenho durante a coletiva.

Abertura Oficial

Secretário Executivo Mário Moysés discursa na abertura do ABETA Summit 2009

A abertura oficial do evento, que ocorreu no dia 10 a noite, teve como tema “Destino em destaque: Brasil”.

Em discurso na abertura do evento, o Secretário Executivo do Ministério do Turismo (MTur), Mário Moysés, falou sobre o desenvolvimento de um turismo sustentável e responsável. “O crescimento do Ecoturismo e do Turismo de Aventura também depende do cuidado com os nossos recursos naturais. São bens preciosos”, acrescentou.

Aprenda-Inove-Venda

Com o tem Aprenda-Inove-Venda, o evento teve como principal objetivo estimular as parcerias, apoiando os negócios e aumentando o networking dos participantes. Além de parcerias firmadas e negócios fechados, as palestras tiveram grande importância, pois trouxeram temas atuais e inovadores, como a palestra de Paulo Veras, que mostrou uma abordagem prática do desenvolvimento de empresas no país, com base no livro "Como uma empresa dar certo em um país incerto".

Ou a palestra de Gustavo Ziller, da Aorta – “Blogs, Twitter, MySpace, Orkut, Flickr, Wikipédia, Google, Adds, Google Maps – Como utilizar as redes sociais a seu favor e melhorar o seu negócio?”. O especialista em novas mídias falou sobre a importância das redes sociais para os negócios de qualquer empresa e, principalmente, para o Mercado de Aventura. “Social Media é a nova fronteira do digital, a questão não é se vale o investimento ou não, mas sim estar presente na vida digital das pessoas”, comentou Gustavo.

Como usar as redes sociais para promoção dos destinos turísticos? “Estamos falando de perfis diferentes de indivíduos que trocam informações continuamente. O segredo está em como podemos aproveitar esta convergência”, acrescentou Scott Zimmermann, do Step Up Travel, ferramenta de marketing em ambiente Web especializado em serviços de viagens e turismo.

Rodadas de Negócios

Rodada de Negócios

"As Rodadas de Negócios contaram com a participação de operadoras de 19 países, interessadas em conhecer os produtos de aventura oferecidos por empresas brasileiras e sul-americanas. O Brasil tem um potencial incrível, mais de 25 atividades em meio à natureza e uma biodiversidade fantástica. Além disso, temos empresas com operações de qualidade internacional, ampliando a visibilidade do destino de aventura nacional", avalia Jean.

No espaço dedicado às Rodadas de Negócios empresários aproveitavam o intervalo entre uma palestra e outra para falar de negócios. Através de contatos, parcerias, acordos, as rodadas de negócios tiveram a participação de 65 operadores internacionais, que vieram fazer negócios com 55 empresas expositoras do Brasil e da América do Sul.

As Rodadas de Negócios permitiram aos empresários aumetarem seus contatos
Os profissionais puderam ainda firmar parcerias e acordos
O espaço das Rodadas de Negócios estava bem movimentado

Fam Tours

Reunião de operadores internacionais durante o Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura

65 profissionais estrangeiros de 18 países, especializados no segmento, puderam conhecer catorze destinos de 11 estados brasileiros.

Segundo Jeanine Pires, presidente da Embratur, a ideia do fam tour é permitir que os profissionais vivenciem um pouco do que o país pode oferecer. Alguns profissionais consideraram tal experiência essencial para se conhecer o produto antes de comprá-lo. "Foi uma experiência maravilhosa. Era uma região que eu já tinha interesse e que com certeza vou oferecer aos meus clientes", disse Walter Damus, do Canadá.

Mais de 850 pessoas de 20 países, entre representantes do poder público, especialistas do segmento, operadores internacionais e palestrantes, estiveram presentes durante os três dias do evento para debater sobre o Brasil como destino de aventura.

Veja outras notícias sobre o ABETA Summit 2009:

- Brasil promove Abeta Summit 2009
- ABETA Summit 2009 oferece desconto nas inscrições até amanhã
- Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA – promove o ABETA Summit 2009
- Inscrições abertas para o maior encontro de ecoturismo e turismo de aventura da América Latina
- ABETA promove Rodadas de Negócios durante o Summit 2009
- ABETA Summit 2009 acontecerá paralelamente à Adventure Sports Fair
- Summit 2009 reúne setor de ecoturismo
- ABETA Summit 2009 traz o tema Aprenda-Inove-Venda para fomentar o mercado do turismo
- Ministro do Turismo inaugura o ABETA Summit 2009
- Ministro do Turismo participa do maior evento de Turismo de Aventura da América Latina
- Destino em destaque: Brasil
- Presidentes da ABETA e do ICMBio assinam Termo de Parceria hoje, às 15 horas, no ABETA Summit 2009
- Operadores estrangeiros aprovam destinos brasileiros de ecoturismo e aventura
- Bonito/MS é lindo
- Universo digital e compartilhado: tecnologia e aventura em convergência
- Segundo dia do ABETA SUMMIT tem palestras e Rodadas de Negócios
- Chega ao fim o ABETA SUMMIT 2009 - Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura
- Encontro de turismo de aventura impulsiona a procura por roteiros brasileiros no exterior

Por: Thaís Serrano / EcoViagem

  
  

Publicado por em

Jesus Salvador

Jesus Salvador

05/10/2009 10:19:29
Acho que não devemos vender o Brasil, fazendo com que empresas do exterior venham abrir filiais aqui. E sim, que as empresas (operadoras) do Brasil, possam vender seus pacotes para essas empresas do exterior. Afinal, a corda sempre ArreBEnTA (visa muito mais lucro do que blabla de turismo de aventura) pro mais fraco!