Adventure Sports Fair 2007 aposta no consumidor final

Adventure Sports Fair 2007 aposta no consumidor final para crescimento do mercado de aventura Novo layout da planta do evento, estandes direcionados para público final e trade show com espaço exclusivo são algumas das novidades p

  
  

Adventure Sports Fair 2007 aposta no consumidor final para crescimento do mercado de aventura

Novo layout da planta do evento, estandes direcionados para público final e trade show com espaço exclusivo são algumas das novidades para a edição 2007 da maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina.

Importante canal de discussão para o desenvolvimento do mercado de esportes e turismo de aventura no Brasil, a Adventure Sports Fair, o maior evento do segmento da América Latina, chega à nona edição em 2007 com algumas reformulações. A feira acontece entre os dias 22 e 26 de agosto na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. As mudanças apontam para estandes mais cenográficos com maior interação do consumidor com os produtos. Haverá um outro espaço específico para a realização de negócios, em qual os expositores atenderão o trade.

“Detectamos que uma das soluções para que o mercado continue em crescimento seria estimular a entrada de novos consumidores. Como a Adventure sempre se propôs a ser uma ferramenta de setor, trabalhando na mesma direção dos empresários, optamos pelo reposicionamento para atender a esta demanda, colocando o foco das ações no público final”, explica Sérgio Franco, organizador da Adventure Sports Fair.

Desta forma, com estandes dedicados exclusivamente ao consumidor, a feira apresentará ambiente mais interativo, com uma ação didática sobre o uso do produto, instigando as empresas a oferecerem atrações individuais aos visitantes nas próprias lojas.

Em contra-partida, os expositores e lojistas que desejam fechar negócios durante a feira terão um espaço específico: o Trade Show. Neste local, serão construídos boxes a serem utilizados com hora marcada pelos interessados, durante três dos cinco dias da feira. Neste espaço também acontecerão rodadas de negócios.

“A realização de negócios é uma característica muito forte da Adventure Sports Fair. No ano passado, por exemplo, representantes comerciais de oito diferentes países, das Américas e Europa, estiveram na feira em busca das novidades apresentadas por empresas nacionais, o que a consolida como um evento de importância internacional”, ressalta Franco.

Em quase uma década de esportes e turismo de aventura, o evento bateu recordes e congregou empresas, serviços e público num único lugar. Principal canal para comunicação entre as iniciativas pública, Ongs e iniciativa privada, a feira é palco para importantes eventos e acontecimentos no segmento de aventura, foi na Adventure que em 2006, pela primeira vez, representantes da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura), AEMA (Aliança das Empresas do Mercado de Aventura) e ABIKE (Aliança Bike) se reuniram para iniciar um projeto de colaboração mútua, tendo em vista os rumos do mercado de aventura no Brasil.

Outra novidade para 2007 é a criação de uma área exclusiva para os amantes do Surf, que reunirá cerca de 30 expositores, entre empresas de equipamentos de surfwear, pranchas, escolas de surf, mídia, operadoras, destinos turísticos e esportistas. “Inserimos o Surf pela primeira vez no evento porque o esporte tem total sinergia com o espírito de aventura, sobretudo nos aspectos de preservação da natureza, preocupação com a saúde, a busca por novos destinos. O Surf atende a estes valores, assim como as demais atividades já presentes na feira”, comenta Sérgio Franco.

A feira será realizada de 22 a 26 de agosto, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, ocupando uma área total de 25 mil metros quadrados. Diferentemente dos últimos anos, em que o primeiro dia era reservado a lojistas e empresários, todos os dias serão abertos ao público em geral e simultaneamente ao trade.

Na edição 2006, a Adventure Sports Fair contou com 297 expositores e recebeu 70.000 visitantes, com geração de R$ 90 milhões em negócios. A expectativa para este ano é de ampliar esses números em 5%.

Melhorias para o público
Como investir no público final significa melhorar a infra-estrutura, a organização da Adventure promoverá algumas ações que possam facilitar e aumentar o número de visitantes. A principal delas é aprimorar o sistema de estacionamento em torno da Bienal do Ibirapuera, com a implantação de sistemas de vallet. Outra ação em prol do visitante será direcionada aos expositores, estimulando-os a pararem seus automóveis nos bolsões de estacionamento, aumentando assim o número de vagas para os visitantes no estacionamento da Bienal.
A campanha “Vá de Bike”, que inclui um espaço no qual o visitante pode deixar sua bicicleta gratuitamente e com segurança, também será colocada em prática em 2007.

Atrações
Bem como no último ano, as atrações de interatividade com o público estarão disponíveis em diferentes setores. Para 2007, estão confirmados os tanques de caiaque e mergulho e as pistas para test-drive, de ski e de quadriciclo.
As 40 toneladas de gelo trazidos da Patagônia, a grande atração de 2006, onde os visitantes puderam sentir a magia e o frio de caminar sobre as áreas gélidas, voltam novamente para esta edição e ficarão dentro do Pavilhão.
Outra novidade é a “Praça de Aventureiros”, que contará com a presença dos grandes ícones de cada modalidade.

A Adventure Sports Fair 2007 é organizada pela MG do Brasil e promovida pela Promotrade, com patrocínio de Fiat e apoio de Tam Viagens, Rádio Eldorado, Go Outside, Crystal, ESPN Brasil e UOL.

Na prática, a Adventure Sports Fair reúne vários segmentos do mercado em um único evento: Turismo de Natureza; Equipamentos e Vestuário; Esportes Aquáticos; Veículos; Ciclismo; e Surf, além de um pavilhão de Turismo Sustentável e Meio Ambiente.

Turismo de Natureza
O Turismo de Natureza foi um dos setores que mais cresceu nos últimos anos. Na Adventure 2006, nada menos que 22 Estados brasileiros estiveram representados. Só os destinos turísticos municipais foram mais de 30 cidades brasileiras exibindo ao público lugares especiais para a prática de esportes ao ar livre. Já internacionais, marcaram presença Argentina, Peru, Chile, França, Alemanha, Republica Checa e Espanha.

O setor reúne também agências e operadoras de viagem que operam para destinos de ecoturismo e turismo de natureza.

Equipamentos e vestuário
No setor de equipamentos e vestuários, um dos mais disputados da Adventure Sports Fair, os expositores vão mostrar seus últimos lançamentos e também vender produtos, como roupas, calçados, mochilas, acessórios e os mais modernos equipamentos para esportes de aventura. “As grifes que produzem esse tipo de vestuário já não estão voltadas mais apenas para quem efetivamente pratica esportes de aventura mas, também, para quem gosta do estilo descontraído e, ao mesmo tempo, do glamour das roupas inspiradas nesse tipo de esporte”, afirma Sérgio Franco.
Além da presença de grandes marcas nacionais, o setor receberá também este ano alguns expositores internacionais vindos entre outros da Argentina e EUA

Setor de veículos
Tradicionalmente uma das grandes atrações da Adventure Sports Fair, o Setor de Veículos ocupará uma área de 5 mil metros quadrados e reunirá fabricantes de automóveis, motos, quadriciclos, acessórios e pneus.
Os destaques serão as pistas para test-drive: a 4x2 da Fiat e, pela segunda vez, uma pista de quadriciclo, montada pela Honda.

Os visitantes também poderão assistir a palestras e cursos teóricos sobre as técnicas mais adequadas de condução de diversos tipos de veículos off-road, suas características, os sistemas de tração, a importância da suspensão e dos pneus na otimização da performance, os equipamentos para uso off-road e as características dos principais tipos de obstáculos e terrenos.

Mergulho, Vela e Canoagem
O setor de esportes aquáticos estará muito bem representado na feira, com a presença das principais marcas de caiaques, botes e veleiros.
O mergulho também é destaque, uma vez que conta com estandes de importantes fabricantes, os quais mostrarão o que existe de mais moderno para o setor, além do tanque de mergulho, uma das atrações para o público presente.

Praça Bike
A edição 2006 da Adventure Sports Fair promoveu um novo conceito de exposição de equipamentos que agradou expositores e público. A Praça Bike reuniu no mesmo espaço sete fabricantes e importadores de bicicletas e acessórios, num formato de estantes abertos, configuração que volta a ser aplicada em 2007. Dividida por ilhas, nas quais as empresas mostraram aos visitantes suas novidades e lançamentos, a Praça Bike ainda disponibiliza e um bike café. As empresas aproveitarão o período da feira para fazer uma promoção de venda de bicicletas, envolvendo também os bike-shops.

Turismo sustentável e meio ambiente
Este é o setor mais nobre da Adventure Sports Fair e vai ao encontro de um dos principais objetivos dos organizadores: tornar o evento não apenas uma oportunidade comercial, mas um espaço de discussão e reflexão que possa garantir o desenvolvimento sustentável do turismo de aventura, com preservação plena do meio ambiente e desenvolvimento sócio-econômico dos destinos.

Este setor ocupará parte do segundo piso e do subsolo da Bienal, onde agora encontram-se os auditórios, que receberão eventos, reuniões e simpósios. Haverá também um espaço que reunirá fornecedores de produtos com tecnologia limpa para pousadas e hotéis, Organizações Não-Governamentais ligadas ao turismo sustentável e preservação do meio ambiente e o Sebrae, além dos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente.

Os auditórios também abrigarão eventos paralelos à feira:
• Palestras com grandes mergulhadores e exibição dos filme do Festival de Antibes, um dos mais importantes festivais de filmes sub-aquáticos do mundo.

Outro espaço muito disputado na feira é o Adventure Congress. Este ano ele acontecerá no estande da revista Go Outside. Trata-se de uma série de palestras e mesas para debates sobre os mais variados assuntos dos esportes de aventura, com participação de ícones da aventura no Brasil. As palestras serão realizadas de 22 a 26, voltadas ao consumidor final, com objetivo de atrair o público interessado em conhecer mais sobre o tema. Em 2006, aproximadamente 1.300 pessoas assistiram a alguma das 22 palestras. As palestras são gratuitas e a inscrição é feita pelo site www.adventurefair.com.br

SERVIÇO:

ADVENTURE SPORTS FAIR 2007
Local do Evento
Pavilhão da Bienal do Ibirapuera
Av. Pedro Alvarez Cabral, s/n
Portão 3 do Parque do Ibirapuera
São Paulo - Capital

Valor do ingresso: R$ 15,00/dia (Não há descontos para estudantes)*

Datas e Horários
- Público Geral
Data: 22 a 26 de Agosto de 2007
Horário: Quarta e Sexta das 14h as 22h
Sábado das 10h às 22h e Domingo das 10h às 20h

Fonte: Adventure Sports Fair

  
  

Publicado por em