Raio-X da Adventure Sports Fair 2009

A 11ª edição da maior feira de ecoturismo e turismo de aventura da América Latina agitou o Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo

  
  
A 11º edição da Adventure Sports Fair 2009 movimentou o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo

A Adventure Sports Fair completou sua 11ª edição se consagrando mais uma vez como a maior feira de ecoturismo e turismo de aventura da América Latina.

Os inúmeros estandes montados na feira apresentaram as últimas novidades do segmento, oferecendo opções de turismo, esportes de aventura, diversão e lazer para públicos de todas as idades.

As Atrações

Piscina para test drive de caiaques

Atrações interativas como um tanque de mergulho autônomo com 30 mil litros de água, uma piscina para test drive de caiaques deram aos visitantes a oportunidade de se aventurar por "campos desconhecidos".

As pistas de test drives de veículos 4x2 da FIAT e de mountain bike fizeram muito sucesso, quem sentiu vontade de se aventurar em um test drive precisou encarar filas enormes. O destaque desse ano foi o lançamento de um veículo anfíbio 6x6, produzido pela Greenext/Argo ATV. Como nas edições anteriores, dessa vez fabricantes apresentaram lançamentos de veículos 4x2 e 4x4, quadriciclos e acessórios de alta tecnologia, além disso os visitantes puderam informar-se sobre cursos. A Fiat, que foi patrocinadora oficial da feira, mostrou sua linha Adventure 2010, com os modelos Palio, Idea, Doblô e Strada. Já os equipamentos e acessórios motociclísticos fizeram grande sucesso.

Pista de test drive da FIAT

Uma das áreas que mais atraíram o público foi a pista de ski no gelo, montada por uma empresa da cidade de São Roque, são Paulo. É uma miniatura da pista instalada no parque que fica a 54km da capital paulista. A montanha de gelo chamou a atenção de quem passou pelo local, além de aguçar a curiosidade.

De acordo com o instrutor da pista, Rodrigo Silva, o snowboard foi muito procurado para pratica, esse esporte em que o praticante se equilibra em uma prancha parecida áquela utilizada no surf ou no skate. “Ele é mais procurado pelo público jovem. Mas temos atividades para toda a família, como o ski e a bóia, tudo feito com segurança”, ressalta o instrutor.

Gelo trazido da Patagônia

Outra atração muito procurada foram os blocos de gelo trazidos da Patagônia. Presente na feira desde 2007, faz parte do conjunto de atrações com instalações sensoriais, elas visam transmitir e incentivar a aventura. A atração foi organizada pela Subsecretaria de Turismo da província argentina de Santa Cruz. Dentro de um container foi possível realizar trekking com equipamentos especiais e vivenciar esta experiência diferente, afinal, não estamos acostumados com tanto gelo!

Os blocos de gelo foram retirados de uma cidade argentina de El Calafate, localizada no lado sul do Lago Argentino, aos pés da Cordilheira dos Andes. Junto com Puerto Madryn e Ushuaia, El Calafate faz parte do corredor patagônico, região do extremo sul do continente americano que apresenta cenários deslumbrantes com fauna e flora extremamente diversificadas. Na cidade, encontra-se o famoso Glaciar Perito Moreno, uma das maiores e mais belas geleiras do continente americano e de onde serão retirados os blocos, dentro do Parque Nacional Los Glaciares.

Espaço Adventure Kids

O espaço Adventure Kids, que feito especialmente para as crianças e patrocinado pelas marcas Toddynho e Tetrapack, possibilitou aos pequenos aventureiros brincar e aprender tudo sobre sustentabilidade, reciclagem e preservação do meio ambiente. O cenário de "Floresta Tropical Fantástica" permitiu que as crianças entrassem no clima, principalmente quando eram surpreendidas por sons, luzes e personagens que forneciam dicas de preservação ambiental. Todas as atividades eram acompanhadas por monitores.

Em todos as atrações, os aventureiros, de primeira viagem ou não, puderam experimentar estas modalidades com acompanhamento de instrutores.

A feira ainda contava com uma área dedicada a reciclagem de lixo. Vários artesãos puderam expor seus produtos feitos através da reciclagem de materiais como papelão, garrafas PET, tecidos, entre outros.

Piscina de Test Drive de Caiaque
Motociclismo
A feira contava com inúmeras atividades
Parede de Escalada
Arvorismo

Roteiros

Produtos e empresas alagoanos do setor de turismo de aventura serão divulgados durante os eventos

Diversos estandes da feira foram ocupados por secretarias e órgãos representantes do turismo de diversas cidades e estados brasileiros. Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Brotas, Socorro, são alguns exemplos.

A África do Sul também estava presente na feira. No estande da SAYTC - uma organização sem fins lucrativos que representa operadores de turismo na África do Sul - os visitantes puderam encontrar pacotes para intercâmbio de estudantes e estagiários; passeios pela Rota das Baleias; serviço de ônibus para jovens viajantes; passeios personalizados, onde era possível unir aventura, cultura, visitas á atrações, etc.

Os amantes de viagem tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os produtos, serviços e destinos da América do Sul, como hotéis da Patagônia Chilena, expedições pelo deserto do norte da Argentina, além da cultura local e da região.

Palestras

Adventure Sports Fair ainda proporcionou outras experiências aos visitantes. Durante todos dias de evento, diversas palestras ocuparam os espaços da feira e permitiram aos visitantes obter conhecimento sobre sustentabilidade, meio ambiente, ecoturismo, turismo de aventura, turismo adaptado, dentre tantos outros assuntos.

O Palco dos Aventureiros recebeu remonados convidados que contaram suas experiências

Grandes e renomados aventureiros foram convidados para ministrar palestras, onde puderam compartilhar suas experiências em viagens à destinos conhecidos e, principalmente, desconhecidos. No primeiro dia do evento, a Família Goldschmidt trouxe dicas de vários lugares que visitou com o "motorhome”. Os quatro componentes da família já percorreram mais de 90 mil quilômetros.

Já Grace Downey e Robert Ager, que realizaram a Expedição Challenging Your Dreams, ministraram uma palestra sobre a importância de se acreditar nos sonhos que temos (uma vez que a ideia da viagem deles partiu de um sonho que tinham) e das experiências que viveram nos três anos de viagem de volta ao mundo em um "Land Rover". José Antonio Ramalho, autor de 106 livros sobre cicloturismo, aproveitou a oportunidade da sua palestra e mostrou os preparativos que precisamos ter para realizar uma viagem de bicicleta.

Diversas outras palestras foram realizadas na feira, permitindo aos aventureiros trocarem experiências, sanarem dúvidas, dicutirem questões importantes sobre as viagens, dentre outras informações.

Grace Downey e Robert Ager contaram suas aventuras pela Expedição Challenging Your Dreams

O documentarista Eduardo Issa, ministrou a palestra "Parques Nacionais do Brasil". Eduardo percorreu todos os parques estabelecidos no território Nacional, incluindo os parques terrestres e marinhos registrando imagens em foto e vídeo sobre os locais. Durante sua expedição, Eduardo Issa contou com o apoio do IBAMA, o que permitiu participar de expedições científicas, com a presença de biólogos e pesquisadores da biodiversidade no Brasil.

Na palestra, Eduardo apresentou fotos com imagens inéditas dos parques, curiosidades, situação e, em alguns casos, problemas das unidades de conservação (UCs), ações realizadas nessas áreas e que refletiram em bons resultados, dentre outras informações sobre o tema. O momento foi muito interessante para aqueles que gostam de aventura e querem obter mais informações sobre nossos parques.

O VI Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS) também estava acontecendo durante a feira. Nele os participantes puderam discutir sobre arquitetura e design, produtos e equipamentos dentre outros assuntos relacionados ao desenvolvimento e prática do turismo sustentável.

Acessibilidade no turismo

Esta edição da feira foi marcada por uma grande inovação. Durante o evento, várias ações promoveram a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao ecoturismo e turismo de aventura.

Diversas ações constituíram o programa de acessibilidade na feira, várias delas promoveram a visitação de deficientes de forma mais prática e fácil, logo na entrada já poderia ser vista a área de acesso preferencial com bilheterias de balcões mais baixos para os cadeirantes, mesas com espaço maior na praça de alimentação, banheiros adaptados, vagas reservadas no estacionamento, telefones públicos acessíveis, além de serviço de táxi adaptado e intérpretes de libras, porém estes em horários específicos. Os mapas de localização possuíam sistema braile, para facilitar a localização dos deficientes visuais.

O programa de acessibilidade aplicado nessa edição Adventure Sports Fair foi baseado nas ações do projeto “Socorro Acessível”, criado em 2005 pelos organizadores da feira. A cidade de Socorro se tornou referência aos turistas com problemas de mobilidade, por adotar práticas e ações voltadas à acessibilidade.

Resultados

O evento que, na edição 2008, recebeu mais de 60 mil visitantes e movimentou um volume de negócios de R$ 95 milhões, registrou uma queda na edição 2009. Este ano, 52.300 pessoas visitaram a Adventure Sports Fair e o evento movimentou um volume de R$ 89 milhões.

A crise financeira que abalou o mundo nos últimos meses pode ser considerada um fator justificativo. “Do ano passado para cá, o mundo foi abalado por uma crise financeira. Somos realistas o bastante para saber que isso impacta no nosso setor. Ainda assim, a queda verificada é menor do que a observada em outros setores da economia”, admite Sérgio Franco.

Confira outras notícias sobre a Adventure Sports Fair 2009:

- Finais de semana em Taubaté serão oferecidos na Adventure Sports Fair

- Adventure Sports Fair 2009 traz diversão para toda a família

- Adventure Sports Fair 2009 oferece opções de lazer, turismo e esportes de aventura para públicos de todas as idades

- Secretaria de Turismo de São Paulo apresenta roteiros na Adventure Sports Fair 2009

- Alagoas mostra seus produtos no segmento do Turismo de Aventura

- Adventure Kids insere crianças no universo ambiental

- Gelo trazido da Patagônia Argentina será atração especial na Adventure Sports Fair 2009

- Palestra Expedição Parques Nacionais do Brasil na Adventure Sports Fair 2009

- Palestras na Adventure Sports Fair trazem informações e experiências para aventureiros

- África do Sul estará presente na Adventure Sports Fair 2009

- Adventure Sports Fair 2009 apresenta novidades em carros e motos

- Alagoas mostra seus encantos na Adventure Sports Fair

- Adventure Sports Fair 2009 apresenta novidades do setor náutico

- Ceará marca presença em eventos turísticos nacionais

- MTur lança Mostra de Turismo de Base Comunitária na Adventure Sports Fair

- Adventure Sports Fair introduz conceito de acessibilidade no turismo de aventura

- Programa ambiental foca em turismo sustentável e consumo consciente

- Coleção Aventura terá lançamento na Adventure Sports Fair 2009

- Circuito Costa Verde & Mar de Cicloturismo apresentará trajeto na Adventure Sports Fair

- Fórum promove discussão sobre sustentabilidade na atividade turística

- Esportes de inverno em plena selva de pedra

- Adventure Sports Fair 2009 comemora bons resultados

Por: Thaís Serrano / EcoViagem

  
  

Publicado por em