Alagoas mantém crescimento no turismo e investe em divulgação

Mês de março teve taxa de ocupação de alta temporada, com aumento de 25% em relação a 2008

  
  
Famtour de portugueses que esteve em Alagoas

O turismo, sem dúvida, tem conseguido reverter os efeitos da crise. Em Alagoas isso pode ser comprovado com os dados de desembarques do Aeroporto Zumbi dos Palmares e com a taxa de ocupação dos hotéis, que no mês de março teve um crescimento em torno de 25% em relação ao ano passado.

Segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com os hotéis, a média de ocupação de março deste ano foi de 81%. Alguns meios de hospedagem chegaram a ter 93% de ocupação durante os dias de março, que já é considerado época de baixa temporada.

Para o secretário de turismo, Virginio Loureiro, esse fato se deve ao trabalho que vem sendo realizado pela Setur, em parceria com a iniciativa privada, a ABIH-AL e a secretaria municipal de Turismo (Semptur).

A última ação realizada pela Setur aconteceu no início de abril, com agentes e jornalistas de Portugal. Alagoas recebeu o primeiro charter de Portugal do ano na semana passada, e outro na última terça. Ainda receberá mais um, semana que vêm, com possibilidades de outros durante o ano.

No vôo charter operado pela companhia aérea White, com capacidade para 237 passageiros, a operadora Alto Astral em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo trouxe a Alagoas um grupo de 40 agentes de viagem, além de nove jornalistas de importantes veículos de Portugal, contando também com a cobertura da TV Sic, uma das principais emissoras do país.

O grupo pôde conhecer as belezas do Estado tanto na extensão do litoral norte como do litoral sul. Na costa dos Corais puderam conferir os diferentes produtos ofertados, como as pousadas de charme do Toque, Aldeia Beijupirá, Borapirá e Pousada do Alto, além do já tradicional resort all inclusive Salinas do Maragogi. Foram feitos os passeios as galés de Maragogi e a praia semidesértica de Carro Quebrado.

O Famtour, em sua estada por Maceió, pode desfrutar de ótimos restaurantes como Le Corbu, Divina Gula e Hibiscus, além da noite badalada da capital com atrações diversas no Maikai Show Bar. Os agentes puderam visitar as acomodações dos hotéis Salinas do Ipioca Resort, Hotel Brisa Tower, Hotel Ponta Verde, Maceió Atlantic Suíte, Maceió Mar Hotel e estiveram hospedados no Ritz Lagoa da Anta e Hotel Jatiuca.

No percurso pelo litoral sul do Estado, o grupo pode degustar uma feijoada à brasileira, as margens da Barra Nova. Antes, o grupo conheceu a famosa Praia do Francês, além dos atrativos turísticos da bela cidade histórica de Marechal Deodoro. A bordo do catamarã Caio Mar os portugueses puderam também passar o dia navegando pelas águas que rodeiam o Gunga.

A iniciativa de apoiar este mega famtour tem como função despertar o desejo nestes agentes que vendem o destino, além de gerar divulgação através da cobertura dos jornalistas que aqui estiveram. Essa é mais uma ação da SETUR em parceria com as secretarias municipais de Maceió, Barra de São Miguel e Marechal Deodoro.

A operadora portuguesa Alto Astral lançou em Alagoas a marca Ready to Fly (R2F), procurando divulgar o destino alagoano no mercado europeu para além do segmento universitário, que é o carro chefe da operadora. De acordo com Nuno Fonseca, diretor operacional da R2F, “a nova marca dentro da Alto Astral amplia a atuação da operadora, oferecendo o produto turístico nordestino para um público mais abrangente, com o diferencial da qualidade do destino”, afirma.

De acordo com o secretário Virgínio Loureiro, “são ações como esta capazes de captar outros vôos na temporada do verão europeu, entre julho e setembro, além de contribuir para a ocupação hoteleira e utilização dos serviços turísticos em todo o Estado de Alagoas, gerando emprego e renda”, afirma.

Fonte: Secretaria de Turismo de Alagoas

  
  

Publicado por em