Alagoas mostra balanço positivo no Salão do Turismo

Empresários vendem mais de R$ 40 mil em pacotes na área de comercialização

  
  
Premiação da Costa dos Corais como caso de sucesso

A cada edição do Salão do Turismo, Alagoas aumenta sua participação. Este ano, pela primeira vez os empresários participaram da Área de Comercialização, e alcançaram mais de R$ 40 mil em vendas de pacotes, dentro das quatro regiões trabalhadas no Estado, Maceió e região Metropolitana, Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul e Rio São Francisco. Foram gerados também cinco mil selos de descontos em passeios turísticos no Estado para serem utilizados pelos visitantes.

O número de vendas ainda pode aumentar, de acordo com o diretor de Promoção de Capacitação e Qualificação da Setur-AL, Renato Lobo, pois ainda há muitas perspectivas de negócios que foram trabalhados na Rodada de Negócios do evento. “Há interesse de pacotes na área de cruzeiros marítimos, no segmento Sol e Praia, e em nichos de mercado como a rota de charme e ecológica”, destaca o diretor.

Devido ao sucesso da participação de Alagoas na Área de Comercialização nesta edição do Salão do Turismo, o espaço do Estado para o ano que vem já foi reservado, com tamanho maior que este ano. Renato lembra que em 2010 o Salão acontecerá no mês de maio, o que favorecerá vendas para a temporada de julho. “A confiança dos empresários no trabalho realizado pela Setur e a participação ativa de todos geram esses resultados de sucesso”.

Na área institucional da região Nordeste, Alagoas foi destaque com a participação conjunta da Secretaria de Estado do Turismo, as prefeituras municipais de Maceió, Maragogi, Porto de Pedras, Penedo, União dos Palmares, Marechal Deodoro, Piranhas, Piaçabuçu, Barra de Santo Antonio, Coruripe, Satuba e Rio largo, e o Sebrae-AL. Houve também apresentações artísticas do Bumba-meu-boi, que animou os mais de 100 mil visitantes nos cinco dias de evento.

O artesanato alagoano foi outro grande sucesso do salão, fechando mais de 24 mil reais em vendas. O carro-chefe do artesanato, sem dúvida, é o famoso ‘filé’, renda típica de Alagoas. Outros produtos foram comercializados, como peças em fibra de bananeira, cerâmica e cestaria.

Durante o evento, o secretário de Estado do Turismo, Virginio Loureiro, teve reuniões e negociações com diversos operadores turísticos de São Paulo e empresas aéreas. Participou do primeiro dia do evento também o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, que defendeu os atrativos do Estado na solenidade de abertura do Salão do Turismo.

Roteiros de sucesso

O grande premiado no Salão do Turismo 2009, na categoria roteiro segmentado foi o caso de sucesso Costa dos Corais. A premiação aconteceu no dia 2 de julho com a participação de autoridades do turismo brasileiro. Os casos que obtiveram melhor avaliação em cada tema foram premiados, em cerimônia solene, onde receberam o troféu Roteiros do Brasil.

Já o roteiro integrado Civilização do Açúcar foi lançado durante o evento, no dia 3, e teve stand exclusivo na feira, com muitas visitas e negociações de pacotes. O projeto Civilização do Açúcar é um roteiro integrado entre os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, que está sendo desenvolvido desde o fim do ano passado com a coordenação de consultores do Ministério do Turismo.

Na área de comercialização, de acordo com as empresas participantes, vários clientes se interessaram pelo roteiro de diferentes perfis. De acordo com a representante da Aeroturismo, Ana Rogato, o roteiro da civilização do açúcar foi bastante procurado e já foi inserido no site de um grande operador nacional (http://www.viajaalagoas.com.br/#roteirospromocionais) e já esta havendo bastante procura pelo roteiro pelos operadores os quais foram contatados.

Fonte: Secretaria de Turismo de Alagoas

  
  

Publicado por em