Alagoas se prepara para o 4º Salão do Turismo

O Estado apresentará seus novos roteiros no maior evento do turismo brasileiro, em julho

  
  

Alagoas participa dos principais eventos de turismo no Brasil a fim de divulgar seus atrativos e roteiros. De 1 a 5 de julho será a vez do Salão do Turismo, que acontecerá em São Paulo, com a participação de todos os estados brasileiros. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e parceiros como o Sebrae-AL, Secretaria Municipal de Turismo (Semptur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL) e Associação Brasileira das Agências de Viagens de Alagoas (ABAV-AL) apresentarão os segmentos e as regiões turísticas alagoanas, com foco nas regiões: Metropolitana de Maceió, Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul e Rio São Francisco.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Virginio Loureiro, o Salão do Turismo é a vitrine do turismo brasileiro, tanto para operadoras de turismo, quanto para o público final, que é o foco do evento. Os principais segmentos trabalhados por Alagoas este ano são Melhor Idade, Sol e Charme, Cidades Históricas, Aventura, Gastronomia e o roteiro integrado Civilização do Açúcar.

O projeto Civilização do Açúcar é um roteiro integrado entre os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, que está sendo desenvolvido desde o fim do ano passado com a coordenação de consultores do Ministério do Turismo. O projeto terá um stand exclusivo na área de exposições do Salão.

Outra novidade desta edição é que Alagoas participa pela primeira vez da Área de Comercialização do Salão do Turismo com um stand para vender seus roteiros ao público final. Cada região turística, Metropolitana de Maceió, Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul, e São Francisco, terá sua área para negociar diretamente os pacotes com os visitantes da feira. As empresas que vão representar e comercializar as regiões turísticas são Aeroturismo, Costazul turismo, Hotel Chácara Xique Xique, Opara turismo, Lagoa Mar hotel, Luck receptivo, Maceió Atlantic Suites, Marina Viagens, Transamérica, Tropicana e WS turismo.

Também pela primeira vez, o Estado levará uma operadora de turismo alagoana, a Master Operadora, para o Salão, para que negocie com empresas de todo o Brasil. Segundo o diretor de Qualificação e Promoção da Setur, Renato Lobo, essa é uma grande conquista, pois ‘estaremos tanto divulgando o destino, vendendo pacotes, e também comprando para que os alagoanos tenham acesso a novos produtos’.

Rodada de Negócios

Para que os representantes do empresariado local estejam preparados para as rodadas de negócios que acontecem durante dois dias do Salão do Turismo, a Setur e o Sebrae-AL promovem um treinamento na próxima segunda (8), das 8h às 14h, com uma consultora do Sebrae especializada em Acesso a Mercados. A capacitação acontece na sala Pitanga, no Centro de Convenções de Maceió, com a participação de técnicos da Secretaria de Estado do Turismo, e do Sebrae-AL.

O Salão do Turismo é uma grande mostra da exuberância e da diversidade natural e cultural do país. Planejado como estratégia para promoção e apoio à comercialização dos roteiros estruturados pelo Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, o evento é uma oportunidade de mostrar ao público, empresários e profissionais do setor os programas e projetos do Ministério do Turismo e parceiros. A área de comercialização, onde operadores e agências vão vender seus produtos, cresceu 20% no Salão de 2008 e será ainda maior em 2009. Segundo a organização do evento, mais de 90% dos expositores renovaram ou ampliaram seus espaços na mostra.

O Salão do Turismo é realizado com apoio financeiro do Ministério do Turismo, e possibilita que as 27 unidades da Federação apresentem seus destinos e roteiros turísticos, segundo as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo. A Feira de Roteiros Turísticos representa o coração do evento, onde os 26 estados e o Distrito Federal destacam os resultados do processo de estruturação de seus roteiros. O Salão ainda tem como módulos de atividades a Vitrine Brasil (que inclui a Mostra de Artesanato, o Mercado da Agricultura Familiar, a Mostra de Manifestações Culturais e a Área Gastronômica), a Rodada de Negócios, a Área de Comercialização, o Núcleo de Conhecimento e as Missões Promocionais (Press Trip e Caravana Brasil).

Fonte: Secretaria de Turismo de Alagoas

  
  

Publicado por em