Alagoas será premiado no Salão do Turismo com o roteiro Costa dos Corais

O destino participou de seleção e foi escolhido entre 93 concorrentes em oito categorias

  
  

Alagoas será premiado pelo roteiro Costa dos Corais no 4º Salão do Turismo, que acontece entre os dias 1 e 5 de julho em São Paulo. Como ação comemorativa dos cinco anos do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, serão premiados casos de sucesso que vem sendo trabalhados ao longo desses cinco anos, com base em critérios estabelecidos por este Ministério, em que concorreram 93 projetos em oito categorias.

O "Caso Costa dos Corais" foi escolhido em primeiro lugar como roteiro turístico segmentado. A premiação acontecerá no dia 2 de julho durante o Salão do Turismo. Os casos que obtiveram melhor avaliação em cada tema serão premiados, em cerimônia solene, durante o 4º Salão do Turismo, onde receberão o troféu Roteiros do Brasil. Os casos de sucesso serão, também, apresentados no Núcleo do Conhecimento, no Salão do Turismo, no site do Programa de Regionalização do Turismo (www.turismo.gov.br/regionalizacao) e em outros documentos e projetos do Ministério do Turismo, podendo, assim, disseminar suas experiências exitosas para outros territórios.

O secretário de Turismo de Alagoas, Virginio Loureiro, salienta que a premiação consagra a estratégia de integração e articulação desenvolvida pela Setur, juntamente com parceiros como o Sebrae-AL, no sentido de ampliar a oferta da linha de produtos, tanto nos roteiros já existentes, como para os novos em diversos segmentos.

De acordo com a secretária adjunta de Estado do Turismo, Danielle Novis, essa é uma importante conquista para o Estado, pois ter esse reconhecimento nacional serve de estímulo para que os atores locais envolvidos nesse processo continuem acreditando na região e que o turismo é realmente capaz de mudar uma realidade, assim como gerar emprego e renda para a comunidade local, que é o grande intuito da atividade turística.

Já para o diretor de Promoção e Qualificação da Setur e Interlocutor do Programa de Regionalização em Alagoas, Renato Lobo, a premiação é fruto do esforço conjunto entre entidades públicas e privadas e parceiros, como o Sebrae-AL, que vem trabalhando desde 2004 na região Costa dos Corais, através do Programa de arranjos Produtivos Locais.

“Diante desse desafio, no decorrer de cinco anos, devido às ações desenvolvidas pelos programas de capacitação, gestão de destinos, cooperativismo entre outros temas significativos, sentimos a necessidade de fomentar a criação de uma empresa de turismo receptivo local, capaz de fortalecer a região, ofertando produtos e roteiros segmentados ao mercado do turismo. Esse trabalho deu origem à empresa Costazul, que opera exclusivamente o roteiro Costa dos Corais.

Roteiro Costa dos Corais

A região da Costa dos Corais, como é conhecido o litoral Norte de Alagoas abrange os municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Barra de Santo Antonio e Paripueira.

Atualmente a região tem como principal atrativo o roteiro de Sol e Praia da Costa dos Corais, com produtos e atrativos peculiares da região, agregando a produção de artesanato e gastronomia regionais e as pousadas de charme com alto padrão de qualidade, além da maior barreira de corais do país, que formam as piscinas naturais, conhecidas nacionalmente.

Fonte: Secretaria de Turismo de Alagoas

  
  

Publicado por em

Denieire [deninha]

Denieire [deninha]

23/09/2009 16:28:22
Ah, acho que Alagoas merece isso e muito mais, suas maravilhosas praias e paisagem são fantasticas. Fiz um trabalho sobre Alagoas, conheci muita coisa que não conhecia sobre Alagoas. Nosso estado é maravilhoso em tudo, tanto cultura como paisagem beijossssssssssssssssss.