Aprendendo a fazer mídia

Palestra sobre uso da mídia reúne jornalistas e empresários

  
  

O turismo de aventura cria muitas histórias, mas como essas histórias podem interessar aos jornalistas? Esse foi o tema da palestra “Mestres da mídia” que aconteceu nesta sexta-feira, dia 5 de novembro, no Adventure Travel World Summit – South America (ATWS-SA).

Jornalistas de veículos americanos conversaram com os empresários e apresentaram maneiras para aproveitar oportunidades de divulgação na imprensa. Veronica Stoddart, do jornal USA Today, falou sobre como os operadores de turismo podem aumentar suas chances de conseguir uma história. “Pense como jornalista, ressalte a novidade e identifique o seu público. O jornalismo é uma atividade veloz e todos têm que entender que não perdemos tempo com coisas confusas ou que não chamam atenção”, explica a jornalista.

O empresário Paulo Roberto Oliveira, da cidade de Brotas, acredita que a imprensa é importante, mas a cobertura brasileira do turismo é insuficiente. Ele vê a ATWS-AS como uma oportunidade para aprender. “Eu anotei vários pontos que foram falados para poder melhorar meu site. São pequenos detalhes que a gente nem percebe que melhoram a maneira como a imprensa nos vê”, afirma.

Visibilidade

As empresas de turismo de aventura enxergam a divulgação como peça fundamental na competição e procuram novas maneiras para se destacar no mercado. Para Molly Feltner, jornalista do site Smartertravel.com, as empresas brasileiras estão mais preparadas do que ela esperava, mas ainda existe a barreira da língua. “Sites empresarias de outros países são mais preparados para o cliente de outro país. As empresas brasileiras devem traduzir seus conteúdos para inglês. Dessa forma ganhariam inúmeros clientes”, disse Molly.

Outra dificuldade para a divulgação através da imprensa é a falta de percepção das particularidades de cada mídia. “Eu sou jornalista online e recebo releases longos. Os usuários da internet querem matérias curtas e que despertem o seu interesse”, apontou Molly Feltner.

Para Everett Potter, autor do primeiro guia independente de turismo do Brasil, as matérias de turismo de aventura evoluíram ao longo do tempo. Antigamente, os aspectos abordados eram apenas o esporte e o lugar. Hoje existem muitos componentes que são levados em conta no momento da redação como hotéis, o componente ecológico, a vista, entre outros. “O impacto de uma coisa minúscula pode ser gigantesco se colocada no lugar certo.", ressalta Everett.

Adventure Travel World Summit-South America

O encontro, que acontece pela primeira vez no Brasil é uma realização da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e da Adventure Travel Trade Association (ATTA), com promoção do Ministério do Turismo e Embratur.

Amanhã as atividades continuam com os encontros de negócios, a conferência da ex-senadora americana e líder do World Learning, Carol Bellamy, e a cerimônia de encerramento.

Major Sponsors: ExOfficio / Gote-Tex / Men´s Journal

Key Sponsors: Adventure Central / Argentina / Chile / Peru / Governo de Minas / Revista Go Outside / National Geographic Adventure / Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo / TAM Airlines

Supporting Sponsors: Governo do Ceará / Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins / Away.com

Contributing Sponsors: Green Living Project / Archeology Magazine / Tríade Seguros

Parceiros: São Paulo Convention & Visitors Bureau / Adventure Sports Fair / Sustainable Travel International e Conservation International.

Mais informações no site:http://www.abeta.com.br/summit

ABETA
Rua Rio Grande do Norte 1560 / sala 401
Savassi - Belo Horizonte – MG
CEP 30130-171
Tels. (31) 3261-5707 / 3227-1678
info@abeta.com.br

Coordenação de Comunicação e Articulação: Marianne de Oliveira Costa
marianne@abeta.com.br

Assessoria de imprensa ABETA
ADSV Comunicação e Marketing: (31) 3221-5566
Carlos Jáuregui (assessor de imprensa): (31) 9931-8088
Thiago Vetromille (assessor de imprensa): (31) 9209-9172
Viviane França (estagiária de comunicação)
e-mail: imprensa@adsv.com.br e carlos@adsv.com.br

  
  

Publicado por em