Apresentações culturais mineiras movimentam o 3º Salão Mineiro do Turismo

Manifestações artísticas como dança, músicas regionais, cortejos folclóricos, corais, serão destaques do Salão Nossas Riquezas, durante os três dias de realização do Salão Mineiro do Turismo

  
  

Manifestações artísticas como dança, músicas regionais, cortejos folclóricos, corais, serão destaques do Salão Nossas Riquezas, durante os três dias de realização do Salão Mineiro do Turismo, que acontece de 16 a 18 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte.

Segundo a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, “a iniciativa tem como objetivo divulgar a cultura representativa dos Circuitos Turísticos do Estado como estratégia de valorização das identidades e expressões culturais dos destinos turísticos mineiros”.

Espaço para divulgação da arte mineira

As 36 intervenções artísticas acontecerão nos corredores do Minascentro e também em um palco montado no Coreto da Praça Central do Minascentro. O Salão Mineiro do Turismo será vitrine para cerca de 500 artistas mineiros que terão a oportunidade de divulgar suas criações.

É o caso da dupla sertaneja belo-horizontina Lu & Tchelo, que vai se apresentar durante a abertura oficial do evento, no Teatro Topázio do Minascentro, nesta sexta-feira (16), às 10h30. A dupla leva ao palco alguns dos principais sucessos, como a canção “Minas Gerais Minha Alegria”, de autoria do músico Tchelo. A canção fala sobre as belezas e riquezas do Estado, como Belo Horizonte, o Clube da Esquina e a cachaça. A banda também se apresenta no fim da tarde da sexta-feira (16) no Coreto da Praça Central.

Para Lu, participar do Salão Mineiro do Turismo significa uma grande oportunidade. “Num Estado onde brotam talentos em todas as esferas, jogamos nossa semente e vislumbramos um futuro de boas colheitas. Participar do Salão Mineiro é uma grande responsabilidade. É o ponta-pé inicial de Minas para o mundo."

Programação

O primeiro dia do evento, sexta-feira (16), o Salão Nossas Riquezas conta com apresentações da Escola de Cordas Clássicas, de Itabira; do grupo Chicoteiros e lavadeiras do Museu do Tropeiro, de Ipoema; a Folia de Reis e Coral Flauta Doce, de São Tiago; do Terço de São Gonçalo, de Alagoa; do Colégio Batista Mineiro, de Betim; do grupo de Dança da Fita de Ouro Preto; do grupo Chorando na Praça, de Araxá; da Folia de Reis, de Itanhandu; do Grupo de Cordas Jóia Rara, de Rio Doce e da quadrilha vice-campeã do Arraiá de Belô 2009, Grêmio Recreativo Gererê.

No sábado, o grupo de teatro e dança, Os Anfitriões, de São João del Rei, abre as atividades culturais. Na sequência, haverá as seguintes apresentações: Grupo Catira, de Morada Nova de Minas; Lira Musical, de Conceição do Pará; Orquestra Abadiense de Viola Caipira, de Martinho Campos; Folia de Reis, de Queluzito; Grupo Raízes da Terra e Abafu, de São João del Rei; Corporação Musical Nossa Senhora das Graças, de Catas Altas da Noruega; Bloco Carnavalesco Sapolândia, do Alto do Rio Doce; grupo de Teatro Lendas São-Joanenses, de São João del Rei; Orquestra Arte e Som, de São Domingos do Prata e Grupo Fitas, de Montes Claros.

No domingo, Ângela Magela, de Brumadinho, abre as apresentações artísticas com show de voz e violão. Em seguida, se apresentam: Banda Euterpe Santa Cecília, de Buenópolis; a Roda de Samaba, de Muriaé; Grupo Folclórico Concepcionense, de Conceição da Barra de Minas; Catira São Betense, São Bento de Abade; Grupo de Percussão Malungos, de Prados; Corporação Musical Maestro Walter Sales, de Campanha; Violeiros de Queluz, de Conselheiro Lafaiete; Quilombas, de Ressaquinha; Coral Os Canários, de Itabirito e o Grupo de Dança Bandeira da Roça, de Senhora dos Remédios.

Salão Mineiro do Turismo

A 3ª edição do Salão Mineiro do Turismo acontece nos dias 16, 17 e 18, no Minascentro, em Belo Horizonte. A iniciativa conta com a parceria com o Ministério do Turismo e SEBRAE-MG. Com o slogan “Descubra novos lugares - Descubra grandes oportunidades”, o evento faz um convite para que o mineiro conheça os atrativos turísticos do Estado. A entrada é gratuita.

Mais informações: www.salaomineirodoturismo.com.br

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em