Artesãos pernambucanos participam de feira internacional

A proposta é fazer com que os artesãos possam mostrar suas criações a um mercado diferenciado

  
  

Até 30 de janeiro, o Rio Grande do Norte irá conhecer melhor uma parte do artesanato que é produzido em Pernambuco. No período, 17 grupos atendidos pelo Sebrae em Pernambuco estão na capital potiguar para participar da 16ª Feira Internacional de Artesanato de Natal – FIART, o maior evento turístico do verão da capital norte-rio-grandense.

As cooperativas são oriundas das cidades do Recife e Região Metropolitana, Caruaru e Garanhuns – que participão com quatro, seis e sete grupos, respectivamente.

A proposta é fazer com que os artesãos possam mostrar suas criações a um mercado diferenciado ao mesmo tempo em que têm a oportunidade de aumentar suas receitas com a venda das peças. Estas podem ser classificadas em três tipos:

– Artesanato com interferência de design, a exemplo do que é feito pelo grupo que irá representar o município do Cabo de Santo Agostinho;

– Artesanato de identidade cultural, como o trabalho dos artesãos do Alto do Moura, de Caruaru;

– Artesanato de tradição, fortemente representada pela renda renascença.

A escolha dos representantes pernambucanos se deu a partir da seleção das cooperativas cujos produtos melhor atendessem às características do evento.

Em comum, as peças que podem ser vistas nos dez dias de feira apresentam um artesanato mais elaborado, com maior valor agregado e forte representação da imagem do estado de Pernambuco.

Os artesãos envolvidos fazem parte do público-alvo do Sebrae em Pernambuco nas regionais Recife, Caruaru e Garanhuns, sendo atendidos por meio de cursos, consultorias e capacitações, além do apoio na participação de feiras.

FIART:

Realizada desde 1996, a Feira Internacional de Artesanato de Natal é considerada o maior evento turístico do verão potiguar, atraindo mais de 80 mil visitantes brasileiros e estrangeiros durante seus dez dias de realização. Os artesãos participantes do evento são oriundos de todo o Brasil e também de países como Bolívia, Espanha, Itália e Uruguai.

Serviço:

O quê: 16ª Feira Internacional de Natal – FIART

Quando: Até 30 de janeiro, das 15h às 22h

Onde: Centro de Convenções de Natal (Av. Dinarte Mariz, S/N, Via Costeira – Natal/RN)

Visite: www.revistaectour.com.br
Fonte: Janete Lopes

  
  

Publicado por em