Atividade turística de SC é destaque na abertura oficial do I Salão do Turismo

Santa Catarina foi escolhido por três anos consecutivamente, o Melhor destino Turístico do Brasil e foi apontado como modelo nacional pelo Ministério do Turismo.

  
  

Na abertura oficial do I Salão Catarinense do Turismo, nesta segunda-feira (22), evento anual para promoção e comercialização de produtos e roteiros turísticos, o estado de Santa Catarina foi exaltado por estar entre os destinos mais competitivos do Brasil. Na cerimônia oficial, o vice-governador do estado, Leonel Pavan, parabenizou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Kanesel e sua equipe pelo trabalho que “transformou a realidade catarinense em 10 regiões turísticas”, sobretudo no que diz respeito à economia local.

“O turismo é a mais importante atividade de Santa Catarina, do Brasil e do mundo. Somos um estado com vocação natural para o turismo e hoje temos um setor que responde por quase 13% do nosso PIB”, afirmou Knaesel, completando ainda que “neste momento foi inaugurado mais um alicerce decisivo para a consolidação da política de estado que fez do turismo uma atividade econômica geradora de oportunidades para todos os catarinenses”. Representando os prefeitos das cidades que integram cada uma das 10 regiões turísticas do estado, o prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei Stähelin, endossou a política estadual dos últimos seis anos em Santa Catarina. “Devemos a este governo a profissionalização e qualificação do nosso turismo, que hoje é uma atividade indutora e multiplicadora do desenvolvimento”, completou.

Knaesel ainda destacou a Regionalização do Turismo onde foram criadas as instâncias de gestão regional. “Isso nos permitiu não só mapear, mas aproveitar todos os atrativos e produtos, explorar a diversidade geográfica e cultural de nosso estado como vantagem competitiva no mercado internacional”, disse. Aproveitando o Dia Mundial da Água, o secretário enfatizou mais um grande diferencial catarinense na prateleira de consumo do turismo mundial. “Somos um estado conhecido pela natureza preservada e temos uma política focada no desenvolvimento sustentável do turismo. Não é à toa que conquistamos os turistas europeus, muito exigentes quanto a este quesito”, argumentou.

Numa retrospectiva de sua gestão à frente o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, elencou os pilares da política que levou Santa Catarina a ser escolhido por três anos consecutivamente, o Melhor destino Turístico do Brasil e a ser apontado como modelo nacional pelo Ministério do Turismo. “Partimos para uma promoção mais estratégica no exterior, por meio da SANTUR e vamos lançar no próximo dia 31 o Plano Catarina, que define a estratégia de promoção do estado para até 2020. Construímos 15 centros de eventos, somos o único estado brasileiro a ter uma Plano de Desenvolvimento para o turismo que é lei, assim como criamos por legislação o Conselho Estadual de Turismo e o Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo – Funturismo”, lembrou Knaesel.

Participaram da cerimônia oficial de abertura do I Salão Catarinense do Turismo – Roteiros de Santa Catarina – o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, o senador Neuto de Conto, da Comissão de Turismo do Senado e o deputado federal Edinho Bez, da Comissão de Turismo da Câmara Federal.

Fonte: Secretaria de Turismo de Santa Catarina

  
  

Publicado por em