Atrativos turísticos de Minas Gerais serão apresentados na 6ª Edição do Salão Nacional do Turismo

Minas Gerais participa, entre os dias 13 e 17 de julho, do 6º Salão Nacional do Turismo – Roteiros do Brasil

  
  

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, participa, entre os dias 13 e 17 de julho, do 6º Salão Nacional do Turismo – Roteiros do Brasil. O evento, que é promovido pelo Ministério do Turismo, acontece no Anhembi, em São Paulo, e reúne, em um só lugar, os mais variados destinos e roteiros turísticos brasileiros. O estande mineiro integra o espaço institucional “Mercado Sudeste”, juntamente com os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, o foco da participação mineira no Salão Nacional é aumentar o fluxo turístico e incentivar a comercialização do destino Minas Gerais em São Paulo - maior mercado emissor do turismo nacional. “Vamos trabalhar para ampliar a inserção de roteiros nos catálogos dos maiores operadores do turismo nacional e incentivar o público consumidor final a conhecer Minas Gerais”, afirma.

Atrações - O público participante do evento poderá degustar no estande mineiro algumas delícias da gastronomia do Estado como o tradicional doce de leite na palha, o queijo canastra, o pão de queijo e pé de moleque. Integrarão às atrações culturais do evento a dupla Geraldo e Everton e a Corporação Musical, de Simão Pereira; o personagem caixeiro viajante, que será representado por Giovanni Frigo; e também os grupos Flor de Minas, de São Joaquim de Bicas, Folia de Reis, de Pouso Alegre e Meninas Cantoras, de Lavras.

Parceiros - São parceiros institucionais da Secretaria de Estado de Turismo no estande de Minas Gerais, a Belotur, a Emater, a Ferrovia Centro Atlântica - Trens Turísticos, a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, a Federação do Comércio, o Instituto Estrada Real, o Instituto Inhotim, a Companhia Mineira de Promoções (Prominas), os Convention & Visitors Bureaux de Belo Horizonte, Uberlândia, Araxá, Ouro Preto e Juiz de Fora e a Associação das Cidades Históricas.

Incentivo à Comercialização - A Aérea de Promoção e Comercialização organizada pelo Ministério do turismo para 2011, foi dividida em dois módulos– as Rodadas de Negócios pré agendadas e o Espaço de Promoção e Comercialização, evidenciando os projetos e segmentos elencados pelo Governo Federal. Nas Rodadas de Negócios, Minas Gerais apresentará roteiros formatados par o público GLBT. Já no Espaço de Promoção e Comercialização do evento, empresas mineiras divulgarão roteiros referentes Caminho Velho da Estrada Real, além de pacotes de aventura e natureza.

Estande comercial - A Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com o SEBRAE MG, incentivará a promoção dos atrativos do Estado na Área de Comercialização do Salão do Turismo, em um estande, voltado para atração do público final. Estarão presentes, 10 empresas de receptivo turístico do Estado, que ofertarão destinos de cultura, história e natureza. São roteiros turísticos mineiros, que estarão em destaque no evento: Caminhos Reais, As Serras e um Sexto Sentido e Serra do Cipó.

Troféu Roteiros do Brasil - No dia 14, Minas Gerais recebe três dos nove Troféus Roteiros do Brasil. A premiação, promovida pelo Ministério do Turismo é um reconhecimento aos casos de sucesso do Programa Regionalização do Turismo. Neste ano, mais uma vez, o Estado liderou o ranking de premiação do troféu, que avalia as ações que visam promover e estimular o desenvolvimento do turismo no Brasil.

Como exemplo de Gestão Turística Regional, foi escolhida a Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas; o Caminho da Luz – O caminho do Brasil recebeu o primeiro lugar como melhor roteiro ou destino turístico segmentado e, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, foi eleita no quesito Gestão do Patrimônio Imaterial. Desde 2009, quando o troféu foi criado, Minas Gerais foi o Estado brasileiro que mais se destacou, com o total de 11 troféus.

Rota Lund - A Setur e a Organização Mundial do Turismo assinam, no dia 15/07, protocolo de intenções para realização da segunda fase do Programa Voluntários da OMT em Minas Gerais. Já no dia 16/07, no Núcleo do Conhecimento, a Setur apresenta as ações do “Programa Voluntários da OMT: Experiência com o turismo em Cavernas – Rota das Grutas de Lund” e também os resultados do ICMS Turístico - um incentivo financeiro para trabalharem a sua gestão turística.

Salão Nacional - O 6ª Salão Nacional do Turismo está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo do Conhecimento (palestras e workshops) e Rodada de Negócios. De acordo com a organização do Salão Nacional do Turismo, são esperadas mais de 120 mil pessoas para os cinco dias do evento.

Fonte: Governo do Estado de Minas Gerais

  
  

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