Avanços do Turismo de Negócios são destacados na abertura oficial da Semana Nacional dos Eventos em Minas Gerais

A cerimônia contou com a presença das lideranças, autoridades, imprensa, empresários e profissionais atuantes no segmento da indústria de eventos.

  
  
O presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux de Minas Gerais, Paulo Boechat, a secretária de Turismo, Érica Drumond, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda e o presidente do BHCVB, Roberto Noronha

Em solenidade de abertura oficial da Semana Nacional dos Eventos, realizada na noite desta quarta-feira, dia 09/12, no Minascentro, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, reafirmou a grandeza da atividade turística para Minas Gerais. “O segmento do turismo, principalmente o de negócios, não pára de crescer em Minas Gerais. Temos em nosso Estado uma economia sólida, estável e em franco crescimento, mercado ideal para investidores e pra a realização de eventos em todos os setores da cadeia econômica”, ressaltou.

A secretária lembrou que, por meio de convênio assinado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID – em 2008, com aporte de U$ 5,6 milhões, o Governo do Estado tem investido no desenvolvimento do Turismo de Negócios. “Belo Horizonte está organizada em metodologia de rede entre todos os elos da cadeia de prestação de serviço para captar e receber grandes eventos. A capital é a quinta cidade que mais recebe eventos internacionais no Brasil – segundo o ranking 2008 da ICCA”, frisou.

Ainda de acordo com o ranking da ICCA, “Minas Gerais possui outros três municípios bem colocados na participação em nível nacional - Ouro Preto, em 10º lugar e Tiradentes e Juiz de Fora, ambos na 11° colocação”, enfatizou. Érica lembrou que no interior do Estado, estão sendo trabalhados cinco pólos-referência para captação de eventos de grande porte. Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Araxá e Ouro Preto, que oferecem modernos e bem equipados centros de convenções.

A secretária também falou sobre a iniciativa do Governo de Minas ao inaugurar, em setembro, o Espaço Minas Gerais, em São Paulo, que, “com uma programação que combina atividades de negócios com agenda cultural, tem o objetivo de revelar oportunidades nas mais diversas áreas para empreendedores brasileiros e estrangeiros, no principal polo de negócios da América Latina”, disse.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, ressaltou os avanços do Turismo de Negócios no Brasil. “Em 2003 estávamos em 19º lugar no ranking da ICCA. Em menos de dez anos, subimos 13 posições, competindo com países muito fortes, que têm vasta tradição em sediar eventos internacionais”, frisou. Barretto também ressaltou a descentralização dos locais onde são realizados os eventos no Brasil. “Em 2003, 22 cidades brasileiras sediaram eventos. No ano passado, esse número saltou para 42”, afirmou.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, também presente na solenidade, revelou que um plano está sendo elaborado para alavancar o setor para atender as demandas que surgirão com a Copa de 2014. “Dos R$ 6 milhões, previstos em investimentos para a Copa, planejamos direcionar 40% para aplicar em projetos de mobilidade na capital, o que vai melhor o transporte em Belo Horizonte”, afirmou. De acordo com Lacerda, o segmento do Turismo de Negócios precisa ser ampliado. “Há projetos adiantados na rede hoteleira e queremos incentivar a ampliação de centros de convenção na cidade”, revelou.

A cerimônia contou com a presença das lideranças, autoridades, imprensa, empresários e profissionais atuantes no segmento da indústria de eventos.

Copa 2014

Hoje (10) pela manhã, está sendo realizado o Painel Copa 2014, com a participação do ministro Luiz Barretto, da secretária Érica Drumond, e do Comitê da Copa 2014 de Minas Gerais. Amanhã, 11/12, empresários, formadores de opinião e as lideranças do turismo de negócios farão visitas técnicas a centros de convenção de Belo Horizonte e Ouro Preto.

Semana Nacional dos Eventos

Realizada em parceria da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais com o Ministério do Turismo, a União Brasileira dos Promotores de Feiras – UBRAFE –, a Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras – ABRACEF –, Associação de Marketing Promocional – AMPRO –, Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC – e Confederação Brasileira dos Conventions e Visitors Bureaux – CBC&VB, a Semana promove reflexões e troca de experiências acerca de temas relacionados ao Turismo de Negócios. Por meio de mesas redondas, debates e painéis, as lideranças do turismo nacional expõem pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades em busca do fortalecimento do setor.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

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