Bahia leva roteiros turísticos internacionais para o Salão do Turismo

A Orquestra de Berimbaus, regida pelo maestro Fred Dantas, será o destaque baiano entre as manifestações artísticas.

  
  

A Bahia estará apresentando um total de 17 Roteiros Turísticos, inseridos em oito Regiões Turísticas, das onze existentes no Estado, entre os quais cinco selecionados pelo Ministério do Turismo para serem trabalhados comercialmente como internacionais (Salvador, Maraú, Mata de São João, Porto Seguro e Lençóis), durante o III Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que acontece entre 18 e 22 de junho, no Anhembi, São Paulo.

A Orquestra de Berimbaus, regida pelo maestro Fred Dantas, será o destaque baiano entre as manifestações artísticas. O Projeto Sempre Viva de Mucugê, Chapada Diamantina; a Coopercapoeira – Cooperativa do Pólo de Capoeira de Lauro de Freitas, Costa dos Coqueiros; e o Turismo Náutico na Baía de Todos os Santos – Conhecendo o Projeto Archemar, também serão apresentados durante o evento.

A Feira de Roteiros Turísticos, a Rodada de Negócios, a Vitrine Brasil, o Espaço Saber Fazer, o Núcleo de Conhecimento e a Área Comercial integram os diversos ambientes do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que é promovido pelo Governo Federal, como uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização de roteiros turísticos desenvolvidos, segundo as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, que propõe a estruturação de roteiros turísticos integrados entre municípios. Pretende, também, reforçar a importância do novo modelo adotado de gestão participativa para a atividade turística, com base na competitividade e na inclusão social.

Objetivos:

Apresentar, promover e incentivar a comercialização dos roteiros turísticos do Brasil, contribuindo para estruturá-los e qualificá-los de forma a alcançar os mercados nacionais e internacionais estão entre os objetivos do Salão, que também pretende:

- Renovar, fortalecer e ampliar canais de distribuição e comercialização dos roteiros turísticos;

- Promover a inclusão de novos participantes da cadeia produtiva no mercado turístico;

- Estimular a inserção dos produtos associados ao turismo - artesanato, gastronomia, manifestações artísticas, agroindústria familiar, entre outros - na estruturação dos roteiros turísticos;

- Sensibilizar o público visitante para a importância do turismo; Fortalecer o processo de regionalização do turismo no País;

- Institucionalizar e ampliar a integração e cooperação entre as Unidades da Federação, regiões turísticas e os setores público e privado;

- Disseminar e compartilhar informações, experiências e conhecimentos sobre a regionalização do turismo e outros temas relacionados.

Produtos:

Através dos roteiros turísticos, o artesanato, a culinária e a cultura baiana serão divulgadas pela Bahiatursa e Secretaria do Turismo, juntamente com os parceiros Sebrae, Senac, Instituto Mauá, além da iniciativa privada, especialmente as agências de turismo receptivo e o setor hoteleiro.

A Vitrine Brasil abrigará a produção associada ao turismo, com Lojas de Artesanato, Armazém da Agricultura Familiar (para apresentação e comercialização de alimentos e bebidas produzidos pelos agricultores familiares), espaço Saber Fazer (para os artesãos demonstrarem ao público o processo de produção). Exposição de Jóias e praça de descanso. Além de um espaço para apresentação das manifestações artísticas e gastronomia.

Negócios:

A Bahiatursa em parceria com o Sebrae/Ba coordenam a Rodada de Negócios que terá a participação de Agências de Turismo Receptivo: Pataxó Turismo – Porto Seguro; Taipu Turismo – Barra Grande, Maraú; Peregrinos da Cultura Viagens e Turismo – Salvador; Terra Chapada Expedições – Lençóis; Shalom Tour Operator – Salvador; Prado Aventuras – Prado; Bahia Adventure – Praia do Forte, Mata São João ; Portomondo Adventure – Porto Seguro; e Hotel Recanto do Sol - Porto Seguro, em encontros pré-agendados com operadoras de turismo nacional e internacional . A Área de Comercialização é destinada a comercialização de produtos e serviços prestados pelos associados das entidades do Conselho Nacional de Turismo.

Música:

Orquestra de Berimbaus é composta principalmente por mestres e contramestres de capoeira do município de Lauro de Freitas e regida pelo maestro Fred Dantas. Disposta como uma sinfônica erudita, a orquestra reúne três tipos de berimbaus, a violinha, o berimbau e o Gunga, do som agudo ao mais grave. A batida da paleta no cordão, a ressonância do dobrão e o eco da cabaça formam os toques de São Bento, Una, Angola e do Samba-de-roda, que segundo o maestro Fred Dantas não serão alterados para a composição do repertório da orquestra. "A orquestra montará músicas a partir dos toques originais, mantendo as raízes da capoeira", explicou o maestro.

Fonte : Departamento de Comunicação da Bahiatursa:

  
  

Publicado por em

Erandes da L. Nascimento

Erandes da L. Nascimento

13/10/2009 19:33:50
Colocar Maragogipinho um dos maiores centros cerâmicos da América Latina.Visite o Blog: http://www.aartedemoldarobarro.blogspot.com, e vai conferir uma grande riqueza cultural da Bahia.