Benchmarking é tema de debate no 5º Salão do Turismo

O benchmarking aplicado ao turismo será tema de Painel “5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil”, em São Paulo.

  
  

Termo pouco conhecido, benchmarking significa a busca das melhores práticas que conduzam a um desempenho superior. É visto, na indústria, como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar seu próprio desempenho.

Há cinco anos esta técnica vem sendo aplicada ao turismo brasileiro. Parceria do Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae e Abav, o Programa Benchmarking em Turismo 2010 prevê visitas técnicas em seis roteiros nacionais e quatro internacionais.

A proposta do programa é levar micros e pequenos empresários que trabalham no setor para conhecer roteiros turísticos de sucesso, de forma que possam observar as técnicas utilizadas para atrair o turista ao destino. Registradas as boas práticas, os empresários têm o desafio de aplicar os conhecimentos em seus próprios negócios e de disseminá-lo em seus estados.

Painel Benchmarking

O Painel “O Benchmarking como metodologia de aprimoramento de produtos turísticos” acontece no sábado, dia 29, no Salão de Turismo de São Paulo entre 19h30min e 21h30min. Os debates terão a mediação da coordenadora-geral de serviços turísticos do Ministério do Turismo Rosiane Rockenbach , com a participação do coordenador-técnico do Programa de Benchmarking em Turismo da ABAV Daniel Spinelli, além de Andréia Maria Roquea e Cirlene Soares do Rego, operadoras de turismo.

De acordo com o coordenador do programa Daniel Spinelli, a inserção do Benchmarking no Salão do Turismo será uma excelente oportunidade para explicar a importância do projeto para o país.

“Nós teremos depoimentos de empresários que já participaram das versões anteriores falando dos excelentes resultados que obtiveram, e vamos apresentar o trabalho que está sendo realizado este ano. Com isso, esperamos divulgar o projeto e ampliar o número de participantes”, disse Spinelli. O 5º Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, acontece de 26 a 30 de Maio no Anhembi em São Paulo.

Os interessados em participar do Salão podem se inscrever pelo site: http://www.salao.turismo.gov.br/salao/sobre_evento/como_participar/

Ou para participar do Núcleo do Conhecimento, o endereço eletrônico é http://www.salao.turismo.gov.br/salao/nucleo_conhecimento/programacao_2010/

Fonte: ABAV Nacional

  
  

Publicado por em