Boas práticas no setor de turismo são compartilhadas pela internet

Site criado pela Braztoa trará vídeos com relatos das visitas às empresas que são referência no setor

  
  

A previsão é de que, em março, já estará no ar o site do projeto "Benchmarking em turismo - aprendendo com as melhores experiências nacionais e internacionais", realizado pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), em parceria com o Ministério do Turismo, a Embratur e o Sebrae.

O site trará vídeos com o relato diário das visitas aos empreendimentos que são referência no setor, depoimentos dos empresários participantes, relatórios com as melhores práticas nos locais visitados e fotos ilustrativas.

Programação
Para este ano, estão previstas três viagens. Na primeira quinzena de março, os selecionados para visita são de Acolhida da Colônia (SC), com enfoque no turismo rural. Na segunda quinzena, será a vez de Caldas Novas (GO), cujas empresas mostrarão boas práticas de turismo social e da Melhor Idade.

Por sua vez, em abril, empresários do turismo, líderes no processo de organização da Copa de Futebol no Brasil, irão para a Alemanha, sede da Copa do Mundo de 2006.

No ano passado, foram realizadas três viagens internacionais contemplando os segmentos "Social" (Chile) e "Rural e Cultural" (Portugal) e os temas de Gestão e Tecnologia (Estados Unidos). Já as viagens nacionais contemplaram os segmentos de Ecoturismo em Unidade de Conservação (Foz do Iguaçu-PR), Cultural (Rio de Janeiro, Paraty-RJ e Serra Gaúcha-RS) e Sol e Praia (Costa dos Coqueiros-BA).

Referências
O projeto é dividido em Excelência em Turismo (internacional) e Vivências Brasil (nacional). Aos empresários selecionados para participar, é oferecido o custeio da parte terrestre, que inclui hospedagem, transporte local, refeições e demais atividades (palestras e reuniões de trabalho).

Para cada viagem, são selecionados até 12 profissionais, que trabalham com o respectivo segmento-foco. Os participantes das viagens deste ano já foram selecionados.

Como contrapartida, eles terão a missão de multiplicar o conhecimento que adquiriram, de maneira que recebem, entre os materiais, manual de orientação para a realização de oficinas de multiplicação, relatório da viagem realizada e um DVD com as melhores práticas do roteiro.

Fonte: MSN

  
  

Publicado por em