Bogotá sediará o Campeonato Mundial Universitário de Debate em Espanhol

Mais de 400 universitários de 20 países se reunirão em torno da palavra de 20 a 29 de julho.

  
  

A Procolombia, organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, destaca a realização em Bogotá da mais importante competição de debate em espanhol do mundo, apoiado pelo Campeonato Mundial Universitário de Debate.

A Universidad del Rosario, em Bogotá, vai sediar 40 discussões simultâneas, com uma programação coordenada pela la Sociedad de Debate Competitivo rosarista desta disciplina no país e na região. Precisamente, a Universidad del Rosario foi a vencedora na última edição do Campeonato Mundial Universitário de Debate en Español, realizado no Instituto Tecnológico de Monterrey.

A edição deste ano terá 400 participantes de 20 países, incluindo Peru, México, Espanha, Guatemala, El Salvador e República Dominicana. São esperadas 50 universidades nacionais e internacionais.

Esse tipo de debate é baseado no modo Parlamentar Britânico, onde quatro equipes se reúnem para discussão: duas equipes a favor e duas de oposição. Como parte da iniciativa espanhola na Colômbia - o programa do governo que visa promover a Colômbia como um destino para aprender espanhol como segunda língua -, pela primeira vez, o campeonato terá a divisão de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE).

O objetivo é incentivar a participação de equipes de todo o mundo a expandir a reputação e a popularidade do campeonato, como um torneio inclusivo e altamente competitivo.

Desde 2012, a estratégia espanhola na Colômbia tornou-se uma ferramenta para promover a Colômbia como um campus para o ensino de espanhol para alunos e professores em cenários de educação internacional em países como Brasil, Turquia e China.

Segundo o Sistema de Certificação Internacional de Espanhol como Língua Estrangeira (SICELE), a Colômbia é o lar de 50% das instituições dedicadas ao ensino do espanhol na região hispano-americana. No total, existem 77 instituições reconhecidas, com cursos regulares e ativos, 34 deles estão na Espanha. Dos outros 43 que estão localizados na América Latina, 20 estão na Colômbia.

Visite: www.revistaecotour.tur.br

Fonte: Juliana Briz

  
  

Publicado por em