Brasil consolida presença no mercado internacional

Pela 16ª vez o Brasil participa da WTM, um dos mais importantes eventos da indústria do turismo no mundo

  
  

Começa na próxima segunda, dia 7, em Londres, a 32ª edição da World Travel Market (WTM), um dos eventos mais importantes da indústria mundial do turismo. O Brasil participa do evento pela 16ª vez, com destaque para a localização do estande que, neste ano, estará na entrada do espaço. “A expectativa é de aumentarmos a comercialização dos produtos turísticos brasileiros junto ao trade e, assim, facilitar o acesso dos turistas internacionais ao Brasil”, afirma o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, reforçando a importância do evento.

A presença na feira acontece em um momento importante para o turismo no Brasil, marcado pela grande visibilidade gerada pela realização dos dois maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. De acordo com Dino, esse fato aumentará a demanda turística para o Brasil e consolidará o país como um grande competidor no mercado do turismo. “Por meio de eventos de grande porte podemos divulgar mais informações sobre os destinos brasileiros, que possuem grande diversidade e roteiros para variados perfis de turista”, acrescenta.

A WTM, que terá quatro dias de duração (até 10 de novembro), terá participação de diversos países e segmentos da indústria do turismo. O primeiro dia é exclusivo para expositores e convidados. Nos demais dias, terão acesso os profissionais do trade e visitantes da indústria. De acordo com a organização do evento, em 2010, foram registrados 47.532 participantes, um aumento de 9,8% em relação ao ano anterior.

O espaço brasileiro vai contar com a presença do estado de São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas, Pará e Bahia. O estande da Embratur também terá a participação de representantes de hotéis, companhias aéreas, entidades e operadoras de turismo.

Campanha de promoção – Para divulgar a participação do Brasil na feira e promover os destinos brasileiros, a Embratur realizou uma ofensiva de promoção em Londres. Nos dois meses que antecedem o evento, foram realizadas ações de publicidade que incluem a customização de mais de 200 táxis londrinos e a transformação da estação de metro Waterloo em um grande cartão-postal do Brasil. As peças utilizadas fazem parte da campanha publicitária “O Brasil te Chama. Celebre sua vida aqui”, lançada no ano passado para auxiliar a promoção do Brasil no exterior.

Veja aqui algumas imagens da Campanha. (http://aquarela2020.wordpress.com/2011/11/01/cartao-postal/)

Perfil do turista inglês – A feira WTM acontece todos os anos na Inglaterra, país que ocupa a 11ª posição no ranking dos maiores emissores de turistas para o Brasil. Só no ano passado, 167.355 ingleses entraram em nosso país. De acordo com dados do Estudo da Demanda Turística Internacional, cerca de 80% desses visitantes ficou satisfeito com a estadia e 91% manifestou intenção de retornar ao país.

O perfil do turista inglês indica que para lazer, a preferência é por destinos que se encaixam no segmento “Sol e Praia” (41,3%), seguido de “Cultura” (27%). Quando estão viajando a lazer, esses turistas gastam, em média, US$ 98 por dia, valor menor que o registrado quando a vinda ao Brasil é motivada por Negócios e Eventos (US$ 134). Para diversão, os destinos preferidos são Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguacu (PR) e São Paulo (SP), e a permanência média é de 14 dias.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em