Brasil recebe chave do principal evento mundial da web em 2013

O objetivo do evento é estimular o uso e desenvolvimento da WWW em todos os aspectos da sociedade.

  
  

O término da conferência WWW2012, realizada em Lyon, na França, entre os dias 16 e 20, transforma de imediato o Brasil na próxima sede do principal evento mundial da web.

O secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e presidente do Comitê Gestor da Internet (CGI), Virgilio Almeida, esteve presente na 21ª edição e recebeu do organizador a chave símbolo do evento ao final das atividades deste ano.

A WWW2013 será realizada no Rio de Janeiro e receberá as principais autoridades, cientistas e pesquisadores que trabalham em prol da evolução da web no mundo. A expectativa é que o país apresente a sua perspectiva de web aberta e inclusiva.

A conferência acontece anualmente desde 1994 e é realizada alternadamente em cidades candidatas de diferentes continentes. Em 2013, é a primeira vez que será realizada no hemisfério sul e em um país da América Latina.

O processo de escolha é efetuado dentro de um ciclo anual, por meio de submissões de candidaturas diretamente ligadas ao comitê organizador (International World Wide Web Conferences Steering Committee – IW3C2).

As candidaturas são postuladas com um dossiê detalhado abrangendo a nação proponente, o local, equipe organizadora, temática proposta, suporte institucional e cobertura orçamentária, entre outros itens. A seleção é determinada com três anos de antecedência.

A escolha do Rio de Janeiro em 2010 se deve principalmente a uma carta enviada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ofereceu apoio para a realização da conferência no país.

Impacto local

Além dos critérios básicos essenciais que garantem a viabilidade operacional, um dos fatores determinantes é o impacto que a organização da conferência trará para o país e a região onde será sediado, a médio e longo prazo. Durante as conferências anuais, não há necessariamente tomadas de decisões. O objetivo do evento é estimular o uso e desenvolvimento da WWW em todos os aspectos da sociedade.

A World Wide Web (“Rede de Alcance Mundial", em uma possível tradução), também conhecida como web e WWW, é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na internet. Os documentos podem ser na forma de hipertextos, vídeos, sons e figuras.

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Mtur

  
  

Publicado por em