Brasil sediará maior evento de Arquitetura para o Turismo das Américas

1ª edição do ARCHITECTOUR 2008 - Seminário Internacional de Arquitetura para o Turismo - reunirá em Florianópolis alguns dos melhores arquitetos do mundo

  
  

Mais de 9 milhões de estrangeiros devem visitar o Brasil até 2010, a estimativa é do Governo Federal. Os números são animadores, no entanto vêm acompanhados de uma grande preocupação: a falta de planejamento das grandes metrópoles para a prática de um turismo sustentável.

Para discutir o tema e como o problema vem sendo tratado tanto no Brasil quanto na Europa e Estados Unidos, Florianópolis recebe nos dias 7 e 8 de agosto o ARCHITECTOUR 2008. O encontro vai reunir no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), alguns dos mais consagrados profissionais da área. A confirmação de nomes como o do arquiteto chinês Chien Chung Pei e do francês Christian de Portzamparc está fazendo com que o evento seja considerado pelo setor como o mais importante do ano no Hemisfério Sul.

De acordo com Hamilton Lyra Adriano, organizador do Seminário, a idéia é investir esforços no debate do planejamento do espaço turístico por meio de aspectos arquitetônicos, urbanísticos e por temas afins, que envolvem estudiosos de diversas áreas ligadas diretamente a esta temática: ambientalistas, geógrafos, engenheiros, turismólogos, historiadores, designers, administradores públicos, entre outros. “Pensar o turismo única e exclusivamente pelo viés econômico proporciona sua exploração de forma equivocada, sem a preocupação com a preservação do espaço. O objetivo do evento é criar estratégias de valorização da cultura e preservação do meio ambiente; dar visibilidade ao debate acerca dos impactos do turismo convencional; além de promover políticas que privilegiem o turismo sustentável ”, declara.

Com painéis e palestras de especialistas de várias nacionalidades e diversos estilos, Florianópolis vai se transformar na capital do planejamento do espaço turístico durante os dois dias do evento. Para Lyra esta é a hora de fomentar a discussão do assunto. “Obviamente as mudanças são lentas, porém é necessário criarmos oportunidades para levantar a questão. Precisamos discutir qual o futuro que queremos para nossas cidades,” argumenta.

Entre os palestrantes estão os arquitetos, já citados, Chien Chung Pei e o francês Christian de Portzamparc, referências na questão de sustentabilidade. Entre as obras mais conhecidas de Portzamparc estão a Torre LVMH em Nova York, edifícios habitacionais no Japão e a embaixada da França em Berlim. Dentre os principais temas que serão abordados destacam-se: o enfoque sustentável nos equipamentos urbanos: novas cidades, novas arquiteturas no desenvolvimento das atividades turísticas, revitalização das cidades para o turismo, cases de sucesso no planejamento urbano ao redor do mundo e políticas públicas para a sustentabilidade.

O arquiteto argentino Rubén Pesci e os arquitetos Máximo Rumis e Marcela Leiva, ambos da DPZ Latin América, também confirmaram presença no evento. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no www.architectour.com.br.

Serviço

O que: ARCHITECTOUR 2008 - Seminário Internacional de Arquitetura para o Turismo

Quando: 7 e 8 de agosto

Onde: Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

Site Oficial: www.architectour.com.br

  
  

Publicado por em