Brasília conhecerá o artesanato com tendência mundial de moda e decoração

A Art Mundi apresentará produtos de diversos países e estados brasileiros, como jóias indianas, tapetes paquistaneses,doces caseiros e artigos indígenas .

  
  

Peças de artesanato deixaram de ser produtos simples para entrar no rol dos produtos essenciais para decoração de ambientes. Além disso, por serem em sua maioria peças exclusivas e de alta qualidade, invadiram também o campo da moda. É o que vem mostrar a Art Mundi Brasília, feira mundial de artesanato que começa em 17 de outubro e segue até o dia 26.

“O Brasil já reconhece o artesanato como uma atividade profissional. Considerada a principal feira de artesanato mundial do País, a Art Mundi tem o objetivo de incentivar a difusão cultural, técnica e comercial do artesanato de diversos países e regiões brasileiras”, conta Diego Willrich, coordenador de marketing da feira.

O artesão Juan Ventura, da Guatemala, visualizou as oportunidades do mercado e percebeu que os dois setores, moda e decoração, são promissores.

“Meus principais trabalhos são feitos com matérias-primas em tecido, como couro e algodão. Durante algum tempo trabalhei sozinho, mas hoje reúno cerca de 50 pessoas que trabalham com técnicas como crochê, macramé, rococó e outros”, conta Juan, reafirmando o crescimento do artesanato em todo o mundo.

O guatemalteco também trará para a capital federal artigos de decoração, como quadros, almofadas e tapetes, e assessórios, como bolsas, carteiras e sacolas. Juan sempre destaca a cultura maia, seja nas estampas utilizadas ou nos bordados aplicados.

Segundo Diego Willrich, a feira é uma oportunidade de conhecer a diversidade de artigos artesanais que são produzidos hoje. “E o melhor: como nenhuma peça segue linha de produção em série, já que são feitas 100% manualmente, o consumidor adquire produtos únicos”, garante.

A Art Mundi apresentará produtos de diversos países e estados brasileiros, como jóias indianas, tapetes paquistaneses, acessórios para banheiro feitos na Indonésia, miniaturas de livros do Peru, doces caseiros do Paraná e artigos indígenas produzidos em Brasília. Participarão do evento artesãos individuais, associações, microempresas, órgãos públicos e privados de fomento e incentivo à produção artesanal e delegações oficiais.

Serviço:

Art Mundi IV – Feira Mundial de Artesanato

Data: 17 a 26 de outubro de 2008

Local: Pavilhão Expo Brasília – Parque da Cidade

Horário: de segunda a sexta, das 15h às 22h. Sábados e domingos, das 10h às 22h

Fonte: RP1 Comunicação Brasília

  
  

Publicado por em

Shirley de jesus almeida medeiros

Shirley de jesus almeida medeiros

06/04/2009 16:47:33
maravilhoso, tudo de bom !