Bumba-meu-boi representará Maceió em Salão de Turismo

Uma das novidades deste ano é a participação do bumba-meu-boi, uma das expressões folclóricas da capital alagoana, para o palco do salão e no estande de Alagoas.

  
  
O bumba-meu-boi é uma das principais expressões folclóricas de Maceió

A quarta edição do Salão do Turismo, que será realizada em São Paulo, de 1º a 5 de julho, vai reunir, num só lugar, gastronomia, cultura, artesanato e produtos turísticos brasileiros. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, conta com a participação da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo, Indústria e Comércio (Semptur), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis (ABIH) e do Sebrae.

Uma das novidades deste ano é a participação do bumba-meu-boi, uma das expressões folclóricas da capital alagoana, para o palco do salão e no estande de Alagoas.

A Semptur também vai levar, para o Salão de Turismo, os novos folhetos produzidos pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) com os produtos turísticos, como as piscinas naturais da Pajuçara, o Mercado do Artesanato, os museus, o Pontal da Barra e a gastronomia. Outra novidade são os dois novos produtos turísticos da capital alagoana: os roteiros integrados da Civilização do Açúcar e de Aventura em Alagoas.

O roteiro - inspirado na importância da cana-de-açúcar e seus derivados na formação do Brasil – agrupa os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Na rota integrada em Maceió, o bairro histórico de Jaraguá, um dos mais antigos, possui construções do período colonial, que abrigam bares, boates, livrarias, faculdades, mercado público, restaurantes e museus.

No local, também está localizado o Porto de Maceió, a rota do açúcar, principal atividade econômica do Estado. Um dos destaques, o Museu Théo Brandão, é guardião da história da cultura popular desde a época dos engenhos do açúcar.

Já o núcleo de Aventura de Alagoas, formado por sete empresas que desenvolvem roteiros do ecoturismo no Estado, vai participar do Salão de Turismo pela primeira vez. Uma dessas empresas é a Water House que, desde outubro do ano passado, oferece como opção de esporte náutico, o windsurf, nas praias de Ponta Verde e Pajuçara.

O windsurf, windsurfe ou prancha à vela é uma modalidade olímpica de vela muito praticada no mundo. O esporte náutico é praticado com uma prancha idêntica à prancha de surf e com uma vela entre dois e cinco metros de altura e consiste em planar sobre a água, utilizando a força do vento, e as praias de praias de Ponta Verde e Pajuçara são ótimos lugares para a sua prática.

Para a secretária da Semptur, Claudia Pessôa, São Paulo é o maior emissor de turismo do país, por isso o Salão de Turismo é um evento estratégico de promoção e de negócios também. “A participação de Maceió no Salão de Turismo é uma grande oportunidade de promoção, porque São Paulo é uma vitrine para o mundo. E os novos roteiros que agregam cultura, gastronomia e até o esporte náutico mostram que a capital alagoana é muito mais que sol e mar”, disse Claudia.

Fonte: Secretaria de Turismo de Maceió

  
  

Publicado por em